CURVELO (MG): Município tem risco alto de proliferação de Dengue, Zika e Chikungunya

Índice de Infestação Predial do mosquito transmissor é de quase 9% no município

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Curvelo está em estado de alerta para o aumento de doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya. Isso porque o município é um dos locais que fica na área afetada pelo rompimento da barragem em Brumadinho e, por isso, sofre com os impactos da tragédia, como a falta de água, a contaminação dos mananciais, córregos e rios.

De acordo com dados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, o LIRAa, do Ministério da Saúde, o Índice de Infestação Predial do mosquito transmissor é de quase 9% em Curvelo, faixa que já considerada de alto risco de epidemia das doenças. 

Acontece que depois do desastre em Brumadinho, a população agora é obrigada a estocar água dentro de casa. Essa atitude pode contribuir para a proliferação dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. E é por isso mesmo que reservatórios, como galões, caixas d’água e tambores precisam ser lavados constantemente e protegidos por telas. 

“Jamais deixem água em galões sem tampa, sem cuidados, em locais que possam propiciar a proliferação de insetos; usar prioritariamente a caixa d’água normal, que tem em cada residência, que esta caixa d’água seja revisada a cada seis meses, que tenha tampa perfeitamente vedada”, explica o Diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli.

A Dengue, a Zika e a Chikungunya são doenças virais transmitidas pelo mesmo mosquito. A Dengue pode causar febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos.

A Zika causa febre baixa, dores de cabeça e nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão dos olhos. A doença pode, ainda, provocar microcefalia em fetos e, por isso, o cuidado deve ser ainda maior com as gestantes.

Já Chikungunya tem como sintomas febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos. Ela causa dores de cabeça, nos músculos e manchas vermelhas na pele. As três doenças podem levar à morte. 

A população precisa ter atenção total para os possíveis locais que possam ser criadouros do mosquito. A ação pode contribuir para salvar vidas e ainda garantir o bem-estar de todos.  

“Existem as ações de rotina de controle do vetor nesses municípios, principalmente porque 17 deles apresentaram LIRAa em risco e alerta. É muito importante que a população de Curvelo tome alguns cuidados. Que a população foque, principalmente, na remoção dos focos de água parada. Então, a gente tem que, realmente, eliminar os criadouros do mosquito”, alerta a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Janaína Fonseca. 

O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya vive dentro de casa, tem hábitos diurnos e ataca, em geral, ao amanhecer e ao entardecer. A fêmea procura água limpa e parada para botar os ovos.

Apenas um mosquito pode infectar até cinco pessoas. Além de eliminar os possíveis criadouros, vestir roupas longas e claras pode ajudar na defesa contra o inseto.

Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.