Foto: Agência Brasil/EBC
Foto: Agência Brasil/EBC

Regina Duarte toma posse na Secretaria de Cultura nesta quarta-feira

Na véspera, seis servidores que ocupavam cargos de chefia foram exonerados.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A atriz Regina Duarte assume, nesta quarta-feira, o cargo de Secretária de Cultura do governo. A cerimônia de posse será realizada no Palácio do Planalto às 11h. Regina será a quarta pessoa a ocupar o cargo em 14 meses.

A nomeação da nova secretária de Cultura foi publicada no Diário Oficial da União, que também incluiu a exoneração de seis servidores que ocupavam cargos de chefia dentro da pasta. Entre os nomes dos afastados estão Leônidas José de Oliveira, diretor-executivo da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Gislaine Targa, chefe de gabinete da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura.

A nova Secretária de Cultura tem a missão de gerir um orçamento de R$366,4 milhões, valor 36% menor que os R$578,3 milhões que a pasta recebeu em 2019. O orçamento não inclui a verba destinada a sete entidades ligadas à Secretaria, como a Biblioteca Nacional, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A nova Secretária de Cultura tem 73 anos e comanda uma pasta vinculada ao Ministério do Turismo, responsável por temas como democratização do acesso a teatros e museus, preservação do patrimônio histórico e direitos autorais, por exemplo.

Reportagem, Rafael Montenegro.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.