Foto Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

Programa de Aquisição de Alimentos ajuda a reduzir impactos da pandemia de Covid-19

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em tempos difíceis de combate ao coronavírus e a crise econômica, os agricultores também têm passado por dificuldades. Visando reduzir os danos, o Governo Federal tem investido no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o PAA auxilia no escoamento da produção de agricultores familiares e, ao mesmo tempo, garante o abastecimento de alimentos a pessoas em situação de risco. Um milhão e meio de reais foram destinados ao programa nesse momento de pandemia. Um benefício a estes trabalhadores que seguem fornecendo a pessoas que dependem da assistência social. Como explica Iberê Orsi, diretor do Departamento de Compras para a Inclusão Social do Ministério da Cidadania.

“É um programa que neste período se faz presente, mas ele não interrompeu. Continua sendo aplicado principalmente naquelas regiões onde temos uma agricultura familiar pujante e ao mesmo tempo socorremos nossas redes assistenciais”.

Através do PAA, o Governo compra os alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. 

No Distrito Federal, por exemplo, são 1.033 agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura local, que fornecem alimentos como frutas, verduras, hortaliças e bolos. Eles são entregues na Ceasa de Brasília, e formam um banco de alimentos.

O diretor do programa lembra que atualmente os produtos estão sendo pouco adquiridos pelos estabelecimentos comerciais. E o plano contribui para que os insumos não deixem de ser aproveitados.

“Tiramos essa produção que hoje está com problemas de circulação. Há uma retenção de produtos pois restaurantes, pequenos bares não estão consumindo os produtos que são disponibilizados através das Ceasas, do sistema normal de comercialização”. 

O Programa de Aquisição de Alimentos tem seis modalidades de funcionamento. Uma que possui bastante capilaridade é o PAA Leite, em que há a compra de leite in natura de laticínios privados e, especialmente, dos agricultores familiares, para distribuição ao público.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.