Crédito Ítalo Novais
Crédito Ítalo Novais

PIAUÍ: Apoiar mães é essencial para amamentação

Atualmente, apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente pelo leite materno até os seis meses

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Há sete meses, Jackelane Barbosa, de 28 anos, vive a experiência da maternidade, tão sonhada por ela. E para garantir o saudável desenvolvimento do filho Lucas, a assistente administrativa e moradora de Teresina, alimentou exclusivamente o pequeno com leite materno, ao longo de seus primeiros seis meses de vida – prática recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Após esse período, as autoridades de saúde orientam o aleitamento materno até os dois anos ou mais da criança, intercalado com alimentos saudáveis.

Para não interromper a amamentação do Lucas, Jackelane recebeu o valoroso amparo do marido e da mãe. E ainda recebe, após o retorno ao trabalho.  

“Eu trabalho um turno e aí, eu retiro o meu leite, congelo conforme as orientações dos médicos e a minha mãe, que fica com ele, dá o meu leite conforme orientado. Nada disso seria possível se eu não tivesse tido o apoio da minha família. Por muitas vezes, pensei em fraquejar. Mas o meu esposo e a minha mãe estavam comigo o tempo todo, me apoiando e incentivando.”

Ocorre em todo o país a Semana Mundial da Amamentação (SMAM). Neste ano, a iniciativa tem como objetivo conscientizar pais e familiares sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. Para que criem um ambiente que faça as mães se sentirem seguras e confortáveis, assim como Jackelane. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza atividades de conscientização ao longo do mês. A secretaria acionou todas as regionais de saúde do estado para a mobilização, que deverá se estender até o fim do ano.

Atualmente, apenas 38% dos bebês são alimentados exclusivamente pelo leite materno até os seis meses, e só 32% continuam amamentando até os 24 meses. Os dados são da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.

O leite materno é um recurso natural e proporciona nutrientes que a criança precisa para crescer saudável, destaca Vanessa Paz, que é coordenadora do Banco de Leite do Estado do Piauí.

“Para o bebê, o aleitamento materno é fundamental. Desde o primeiro momento, o bebê já começa a receber os fatores de proteção indiscutivelmente favoráveis para estabelecer o sistema de defesa apropriado. É completo em nutrientes – inclusive água. Então, o leite materno tem sais mineiras, vitaminas, a gordura necessária.”

Arte: Sabrine Cruz

A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Por isso, incentive todas as mulheres que você conhece a amamentarem os seus filhos. Amamentação. Incentive a família, alimente a vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.