Divulgação
Divulgação

Mais de 160 bebês já receberam leite materno doados no município de Campos dos Goytacazes (RJ)

A coleta do leite materno já beneficiou 169 bebês prematuros /ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais na região

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano do Hospital dos Plantadores de Cana, no município de Campos dos Goytacazes (RJ), já doou 195 litros de leite materno até o mês de abril deste ano. A coleta do leite materno já beneficiou 169 bebês prematuros /ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais na região. O gesto só ocorreu depois que 187 mães lactantes doaram o leite materno para o Bando de Leite Humano ajudando essas crianças que por algum motivo não puderam se alimentar do leite da própria mãe.

Todas as terças e quintas-feiras pela manhã os profissionais de saúde que atuam no Banco de Leite Humano do Hospital dos Plantadores de Cana, realizam a coleta do leite materno nas casas dessas mães.

A unidade funciona na Avenida Dr. José Alves de Azevedo, número 337, no bairro Parque Rosário. O banco funciona de segunda-feira a domingo das sete horas da manhã até as sete da noite. Para entrar em contato com a unidade basta ligar no número: (22) 2737-7431.

Atualmente o Banco de Leite Humano do Hospital dos Plantadores de Cana está com os estoques em dia, no entanto, não está sobrando leite materno para atender outras demandas.  Por esse motivo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital dos Plantadores Cana, Fabiana Passos, ressalta que para doar basta estar saudável e com os exames do pré-natal em dia.

“Sempre pedimos os últimos exames do pré-natal de cada mãe. Essa doadora tem que estar sadia, sem sintoma gripal. A mãe doadora liga para o nosso Banco de Leite Humano, fazemos um pré-cadastro por telefone e agendamos uma visita a casa da doadora.” 

A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, ressalta que mesmo com os estoques em dia, os Bancos de Leite Humano, precisam estar sempre abastecidos.

“Não existe uma época específica para realizar a doação de leite materno. Durante todo o ano precisamos de doação, pois os bebês prematuros nascem diariamente no país. Também não existe indicação de um horário específico para realizar a coleta, o ideal é que seja um horário onde a mulher esteja menos sobrecarregada e possa realizar a ordenha com tranquilidade.”

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.