Divulgação
Divulgação

SANTOS (SP): Em 2020, mais de 80 bebês já receberam doação de leite materno

Em 2020, de acordo com os dados Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a instituição só coletou, até o momento, 32 litros de leite materno

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano Keiko Miyasaki, localizado no município de Santos (SP) está com o estoque de leite materno abaixo do ideal. Em 2020, de acordo com os dados Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a instituição só coletou, até o momento, 32 litros de leite materno. No entanto, a doação já ajudou 86 bebês na região. Cento e quarenta mães fizeram com que os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso ficassem protegidos e se recuperassem mais rápido. 

Com o leite materno a criança fica protegida dee diarreias, infecções respiratórias e alergias e têm menos risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. Todas as mulheres que amamentam estão aptas a doar leite materno. Basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento contraindicado para amamentação.

Quando for coletar o leite materno, lembre-se de escolher um local limpo e confortável, use touca para cobrir os cabelos, lave as mãos e os braços até o cotovelo e lave as mamas apenas com água e utilize máscara ou um pano limpo para cobrir o nariz e a boca, Coloque o frasco de vidro e a tampa plástica em uma panela, cobrindo-os com água e deixe ferver por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Ao coletar o leite, anote, na tampa do pote, seu nome, a data e a hora em que realizou a primeira coleta do seu leite. O frasco deve ser fechado imediatamente e guardado no freezer ou no congelador. Sua validade para doação é de até 10 dias.

“Sei da importância que o leite materno tem na vida de um recém-nascido e também o quanto os hospitais estão precisando. Tenho bastante para saciar a necessidade da minha filha e assim, também ajudo as outras crianças, principalmente nesse momento de covid-19.”

A mãe que desejar doar, pode procurar o Banco de Leite Humano Keiko Miyasaki Teruya. Ele fica localizado na rua Doutor Oswaldo Cruz, número 197, no bairro Boqueirão, em Santos (SP). A unidade faz coleta domiciliar e funciona de segunda a sexta, das sete da manhã às cinco da tarde. O número para o contato é: (13) 3202-1323.

A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani ressalta que toda mãe saudável e com leite em excesso pode doar.

“Toda mulher saudável que está amamentando pode doar leite materno. Porém, não deve utilizar nenhum medicamento que seja incompatível com a amamentação e evitar álcool, cigarros ou outras substâncias ilícitas. O ideal é que procure um Banco de Leite Humano mais próximo para mais informações.”

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.