Divulgação
Divulgação

VILA VELHA (ES): Com estoque quase zerado, Banco de Leite Humano do Himaba faz apelo para novas doadoras

Com nove litros de leite materno no estoque, o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), faz chamamento para conseguir mais doadoras

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com nove litros de leite materno no estoque, o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), faz chamamento para conseguir mais doadoras. A unidade localizada em Vila Velha (ES) precisa de pelo menos 70 litros de leite materno por semana para atender a necessidade de recém-nascidos prematuros e/ou baixo peso internados em Unidades Neonatais da região.

De acordo, com a responsável técnica pelo Himaba, Angélica Carvalho a unidade no momento tem dado prioridade para os bebês com baixo peso ou que estejam em estado de saúde mais grave. 

“A importância da doação é a gente conseguir não apenas suprir os nossos estoques, mas principalmente oferecer um leite materno de qualidade, para que esses bebês possam melhorar mais depressa.” 

Todas as mulheres no período da amamentação estão aptas a doar o leite materno. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, o leite materno ajuda na redução da mortalidade infantil nos primeiros anos de vida.

“O leite materno é mais eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil, principalmente para crianças prematuras internadas em Unidade Neonatais. O bebê que recebe leite materno desenvolve menos complicações durante o período de internação que podem levar a morte com problemas intestinais e respiratórios. Os benefícios de receber leite materno perduram por toda a vida da criança.”

O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), já coletou 17 litros de leite materno, de janeiro a abril deste ano. A coleta do leite materno já beneficiou 65 bebês prematuros e/ou baixo peso internados nas Unidade Neonatais da região. O gesto só ocorreu depois que 65 mães lactantes doaram seu leite materno para o Banco de Leite Humano ajudando essas crianças que por algum motivo não puderam se alimentar do leite materno da própria mãe.

A unidade funciona na Avenida Ministro Salgado Filho, número 918, no bairro Soteco. O Banco de Leite Humano funciona de segunda-feira a domingo, das oito horas da manhã até as cinco da tarde. Para entrar em contato com a unidade basta ligar no número: (27) 3636-3195. Repetindo: (27) 3636-3195.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.