Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Prefeitura do Rio libera 14 mil camelôs para retomada das atividades nas ruas da cidade

A liberação do trabalho dos ambulantes não constava no primeiro decreto da prefeitura. Porém, foi incluída em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município, publicada na última terça-feira

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Os 14 mil camelôs licenciados pela prefeitura do Rio de Janeiro foram liberados para retomar o trabalho nas ruas da cidade. Isso acontece enquanto o Rio de Janeiro segue registrando recorde de mortes por Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, em 24 horas foram registradas 324 mortes em decorrência do coronavírus.

A liberação do trabalho dos ambulantes não constava no primeiro decreto da prefeitura. Porém, foi incluída em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município, publicada na última terça-feira. Com a medida, camelôs legalizados podem trabalhar sem restrições, desde que sigam o que a prefeitura chama de “regras de ouro” como, por exemplo, higienizar as mãos com álcool em gel a 70% e usar máscaras.

Outras cidades do Rio começam a implementar o plano de reabertura do comércio. É o caso, por exemplo, de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, que, desde esta quinta-feira (4) estuda a reabertura de algumas atividades, ainda de forma experimental, como as do Calçadão de Nova Iguaçu.

No local, será permitida a circulação máxima de 5.328 pedestres ao mesmo tempo. Esse fluxo vai ser monitorado pelo ônibus do Programa Iguaçu Mais Seguro, estacionado na Praça Rui Barbosa. A partir de segunda-feira (8) a abertura do comércio passa a valer para todos os demais bairros.

Todos os funcionários e clientes deverão usar máscaras e os estabelecimentos deverão testar os funcionários, adotar regime de escala, manter o distanciamento mínimo de 2 metros, além de monitorar a entrada de clientes e criar um horário para atendimento exclusivo para pessoas do grupo de risco. No momento não será permitida a circulação de crianças de até 12 anos.

Em medida reversa, a cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio, que está em fase de retomada das atividades, vai fechar novamente as praias da região oceânica. O prefeito Rodrigo Neves afirmou que a abertura dos calçadões para a prática de atividade física individual levou pessoas a se aglomerarem na faixa de areia.  

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.