Foto: divulgação
Foto: divulgação

PE: SESI lança pacote de vídeos com exercícios físicos para driblar ociosidade e tristeza durante pandemia

Com duração média de cinco minutos, os vídeos têm o objetivo de levar dicas de saúde física e mental à população e trabalhadores da indústria

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Fazer uma caminhada ao ar livre ou malhar em uma academia parecem realidades cada vez mais distantes nessa época de pandemia. Mas para não deixar a peteca cair durante esse tempo de isolamento social e manter o corpo e a mente em atividade, o Serviço Social da Indústria (SESI) do estado lançou um pacote de vídeos com dicas de exercícios físicos. A ideia é que empresários, trabalhadores da indústria e a população pernambucana em geral se atentem à importância de novos hábitos de saúde, especialmente nesse período. 

“O nosso grande objetivo é em relação à conscientização, tanto por parte do empresário como por parte do trabalhador no que tange à qualidade de vida. A gente tem uma preocupação muito grande com os três pilares da promoção da saúde, que envolvem atividade física, alimentação saudável e saúde mental”, explica a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 55% da população brasileira está acima do peso. O perigo, alerta Fernanda, é que o nível de atividades tende a cair nesse período de quarentena. “Já existe essa tendência, uma vez que estamos de home office, não fazemos o movimento de transporte de ida e vinda do trabalho, não podemos passear nos parques porque estão fechados. Então, essa queda na intensidade, na atividade física diária é uma grande preocupação”, acrescenta.

Os vídeos com atividades físicas são curtos, com duração de até cinco minutos. Neles, os usuários terão dicas de alguns exercícios a serem realizados, com intensidade de leve a moderada, indicados para pessoas sem limitação musculoesquelética e/ou contraindicação médica. 

Fernanda Guerra lembra que todos os exercícios são orientados por profissionais da área de educação física registrados no Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região de Pernambuco (CREF 12/PE). 

“Os vídeos servem não só para melhorar flexibilidade, resistência e força, mas principalmente ajudar a diminuir os fatores emocionais, como estresse, ansiedade, insônia, fatores que têm preocupado bastante nesse período de pandemia”, pontua. 

Os interessados podem contratar pacotes de cinco, dez ou 15 vídeos pelo telefone 0800 600 9606. Os preços variam entre R$ 160 e R$ 480 por mês. As indústrias do estado têm desconto de até 20% nesses valores. “Para a comunidade geral, o SESI disponibiliza nas redes sociais muitas dicas de exercícios e formas seguras de realizá-los.” Essas orientações, segundo a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, são gratuitas e podem ser acessadas nas páginas da instituição no Facebook e no Instagram. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.