Retomada as atividades econômicas  Foto: Marcello Casal Jr Agência Brasil
Retomada as atividades econômicas Foto: Marcello Casal Jr Agência Brasil

Cidade do Rio de Janeiro inicia retomada do comércio

Neste primeiro momento, volta a funcionar o setor de serviços, que englobam as agências de automóveis, lojas de móveis e de decoração

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A cidade do Rio de Janeiro inicia hoje a retomada gradual das atividades econômicas. Neste primeiro momento, volta a funcionar o setor de serviços, que englobam as agências de automóveis, lojas de móveis e de decoração. O comércio de rua permanece fechado.

Além disso, o funcionamento das lanchonetes, bares, e restaurantes continuam com o esquema de entrega em domicílio ou no local. As academias continuam fechadas. Os hotéis e hostels podem funcionar, mas os pontos turísticos continuam fechados.

De acordo com o plano de retorno das atividades do prefeito Marcelo Crivella, a partir de hoje, as pessoas podem frequentar as praias apenas para atividades físicas no calçadão. Fica liberado também os esportes aquáticos individuais, como o surf. Os parques também abrem somente para atividades físicas. Os voos livres individuais estarão liberados.

Já os shopping centers continuam fechados, funcionando só as lojas de alimentação no sistema de delivery, como já ocorre atualmente. Os shopping centers devem voltar a funcionar como completo na segunda fase do plano, com regras como a redução em um terço da capacidade do estacionamento, distanciamento entre frequentadores e horário de funcionamento das 12h às 20h. 

O plano de retorno das atividades na cidade do Rio de Janeiro está dividido em seis fases. Aqueles setores que desobedecerem aos critérios e às regras da retomada das atividades serão multados pela Vigilância Sanitária e órgãos fiscalizadores da prefeitura. A punição poderá resultar na cassação do alvará de funcionamento. O valor da multa varia de R$ 500 a R$ 2.800.

A partir de hoje os atendimentos de saúde poderão ser feitos mediante agendamento, exceto nas situações de emergência, mas com a proibição de aglomerações.
Outra atividade que volta a funcionar são os cultos religiosos, em igrejas e templos. A atividade deve seguir protocolos específicos, sem aglomeração e mediante desinfecção dos locais.

Segundo o prefeito Marcelo Crivela, as escolas devem retomar as atividades somente em julho. Para Crivella, as atividades na cidade estarão normalizadas em agosto, mas ainda com alguns cuidados.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.