Créditos: Ministério da Saúde
Créditos: Ministério da Saúde

Arapiraca (AL) registra mais de 5 mil casos de dengue em 2019

Para coordenadora da Secretaria de Saúde, Gleidmar Bezerra, é importante que moradores atuem no combate ao mosquito dentro das casas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com mais de 5 mil casos de dengue registrados de janeiro a agosto deste ano, Arapiraca é um dos municípios alagoanos que mais sofre com a presença do Aedes aegypti. O mosquito também transmite a chikungunya, doença responsável por 327 casos notificados na cidade; e a zika, que responde por 200 registros no mesmo período. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Arapiraca está em situação de risco para infestação do mosquito desde 2016. Este ano, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) revela que o município atingiu uma taxa de 5,10%. O Ministério da Saúde considera como satisfatório quando o índice está menor que 1%. 
Para conter o avanço dessas doenças, a coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde Gleidmar Bezerra, destaca que toda a população, assim como o poder público, deve estar engajada no combate ao mosquito. 

“A gente trabalha em caráter educativo, conscientizando a população como um todo no combate à dengue. A gente sabe o quanto é importante a comunidade, a população como um todo estar inserida nessas ações, até porque são na maioria das residências que a gente encontra as larvas.  Então, a gente trabalha buscando os focos dos mosquitos nos domicílios. Os agentes comunitários de saúde, os agentes de endemias, o Tiro de Guerra. Fizemos umas ações e mutirões e todos os centros de saúde estão sendo abertos aos sábados de sete da manhã as vinte e duas horas”.

Eduardo Alves, de 26 anos, é agente comunitário de saúde em Arapiraca. Ele é um dos moradores do município que pegou dengue. O funcionário da prefeitura acredita que contraiu a doença durante as buscas por focos do mosquito nas residências da cidade. Febre alta, manchas vermelhas no corpo, náuseas, e coceiras foram os sintomas que o fizeram identificar a doença. Depois do susto, Eduardo pede que cada morador seja um combatente do mosquito transmissor. 

Créditos: Ministério da Saúde

 “As pessoas precisam ter consciência de que são doenças vindas de um mosquito muito pequeno, mas que tem um poder grande, inclusive de tirar a vida da gente. E a outra questão também que eu tenho para dizer é da cultura de jogarem lixos em terrenos. Acho que não tem necessidade disso, até porque a coleta no nosso município acontece de forma regular, então não há motivos para jogar em terrenos e até mesmos nas ruas para chegar no caos que o nosso município passou, e que corre ainda o risco de passar mais uma vez”.

Para intensificar o combate ao mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca ampliou o horário de atendimento para até às 22h no 5° Centro de Saúde, além de abrir todas as unidades de saúde aos sábados. 
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você. Aqui vão algumas recomendações do Ministério da Saúde para a limpeza dos reservatórios de água. É importante mantê-los sempre tampados. A limpeza deve ser periódica, com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Segundo o ministério, esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.
Dengue, chikungunya e zika podem matar. Caso queira denunciar focos do mosquito, procure a prefeitura da sua cidade. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.