RÁDIO: Após campanha histórica em 2014, Colômbia aposta em James Rodríguez

Colombianos estão no grupo H, ao lado de Polônia, Japão e Senegal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Você se lembra do que a Colômbia aprontou na última Copa? Liderados por James Rodríguez, os colombianos fizeram sua melhor campanha em Mundiais, chegando às quartas de final. Em 2018, na Rússia, os colombianos tentam repetir o bom desempenho e começam a caminhada no grupo H, ao lado de Japão, Polônia e Senegal.

MAIS: Acesse a versão desta matéria para blogs e sites

A Colômbia chega à Rússia para a sua sexta participação em Copas. A estreia em Mundiais aconteceu em 1962, no Chile. Após perder para Uruguai e Iugoslávia, os colombianos conseguiram apenas um empate por 4 a 4 contra a União Soviética.Seleção colombiana chega à Rússia buscando superar campanha de 2014, no BrasilCom os resultados, os sul-americanos foram eliminados ainda na primeira fase do torneio. Só 28 anos depois voltaram a uma Copa. Em 1990, na Itália, os colombianos conseguiram avançar para as oitavas de final, logo em sua segunda participação em Mundiais. Mas acabaram parando por aí após derrota para Camarões por 2 a 1.

Em 1994, nos Estados Unidos, a Colômbia iria disputar sua segunda Copa de forma consecutiva, a terceira em sua história. A seleção foi derrotada pelos Estados Unidos, donos da casa, e pela Romênia, o que resultou na eliminação precoce.

A terceira participação consecutiva em Copas, e a quarta na história da Colômbia, aconteceu em 1998, na França. Novamente os colombianos deixaram a competição ainda na primeira fase.

Três edições após a última participação da Colômbia em uma Copa, o país realizou, em solo brasileiro, sua melhor participação na história. Com três vitórias em três jogos na primeira fase, se classificou para as oitavas após ficarem com a primeira colocação do grupo.

Nas oitavas, a Colômbia venceu o tradicional Uruguai por 2 a 0. No entanto, nas quartas, o adversário foi o Brasil, que jogava em casa. A partida, que ficou marcada pela entrada dura de Zuñiga em Neymar, terminou com o placar de 2 a 1 para os brasileiros. James Rodríguez acabou como artilheiro daquela edição da Copa, com seis gols em cinco jogos.

E é justamente o meia que aparece como esperança dos colombianos. Com 26 anos, o jogador do Bayern tem uma canhota habilidosa e bom chute. Começou a carreira no Banfield, da Argentina, antes de seguir para a Europa.

Para chegar à Rússia, os colombianos ficaram na quarta colocação das Eliminatórias da América do Sul. Foram sete vitórias, seis empates e cinco derrotas em 18 jogos. A quarta colocação é a última que garante vaga direta para o Mundial.

A Colômbia está no grupo H na primeira fase da Copa do Mundo da Rússia, ao lado de Polônia, Senegal e Japão. Talvez esse seja o grupo que está mais indefinido, com todas as seleções com chances de classificação.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

#Copa2018

Receba nossos conteúdos em primeira mão.