Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

"Pode ser compatível", diz Bolsonaro sobre pesquisa que mostra maioria dos brasileiros contrários à garimpo em terras indígenas

Atividade hoje é ilegal, mas presidente já havia sinalizado liberar autorização para esse tipo de prática

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta sexta-feira (2) pesquisa divulgada pelo Datafolha que mostra que 86% dos brasileiros são contrários à entrada de empresas de exploração mineral em terras indígenas. A atividade hoje é ilegal, mas Bolsonaro já declarou diversas vezes que pretende autorizar esse tipo de prática alterando a lei.

“Eu acredito que possa ser um número realmente compatível, porque, do lado de cá, quando se fala em garimpo, vem a imagem de um cara com jato de água desbarrancando tudo. Não é assim esse garimpo. Esse é o industrial, geralmente”, declarou Bolsonaro.

Também nesta sexta, Bolsonaro admitiu que errou ao ter insistido em transferir para o Ministério da Agricultura a responsabilidade de demarcar terras indígenas. Um dia antes, na quinta, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a atividade sob responsabilidade da Funai.

O Congresso já havia se posicionado contrário à mudança, mas Bolsonaro insistiu e enviou uma nova medida provisória sobre o assunto, algo que a legislação brasileira não permite na mesma legislatura. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.