Divulgação
Divulgação

Monitoramento dos esgotos vai medir quantidade de infecção do Coronavírus

Medição vai começar por Minas Gerais, mas deve ser feita em várias regiões do país para apoiar medidas de combate e prevenção

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O monitoramento do esgoto passa ser uma das armas no enfrentamento ao novo coronavírus. Tomando como base estudos realizados no exterior, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e o INCT ETEs Sustentáveis, sediado e coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançaram o projeto-piloto Monitoramento Covid Esgotos. A intenção é quantificar, por meio de amostras, a quantidade de pessoas infectadas em uma região e a mudança desses números no decorrer do tempo.

O projeto iniciou em Minas Gerais, em uma parceria da ANA com a UFMG. A universidade de Minas Gerais vai mapear a ocorrência do novo coronavírus no esgoto em diferentes pontos das sub-bacias sanitárias de Belo Horizonte e Contagem. Além de saber como está a ocorrência de coronavírus por regiões, os dados vão permitir a adoção de medidas de relaxamento consciente do isolamento social e ainda pode possibilitar avisos precoces dos riscos de aumento de incidência da Covid-19 de forma regionalizada. Os métodos usados são os mesmos utilizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), como explica Juliana Calabria, professora de microbiologia aplicada em engenharia sanitária da Universidade Federal de Minas Gerais. 

“Estamos seguindo o protocolo do CDC, dos Estados Unidos, compramos os primes e reagentes indicados por eles. A gente consegue ver ausência ou presença do RNA viral da amostra bem como fazer a quantificação da concentração do vírus em cada amostra”, explica.

A detecção e quantificação do vírus vai possibilitar a elaboração de mapas dinâmicos georreferenciados para o acompanhamento da evolução espacial e temporal da ocorrência do novo coronavírus. Segundo Juliana, o projeto se estende por mais dez meses, mas a UFMG espera ter resultados já nas próximas semanas.

“Esperamos que em duas ou três semanas teremos os primeiros resultados, que serão divulgados. Em última análise o que a gente quer é inserir o número de pessoas que estão infectadas na comunidade. Só que nós vamos ter uma curva, a gente vai ver isso ao longo do tempo, então teremos condições de verificar se essa concentração está subindo, se isso se correlaciona com o número de infectados confirmados, divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e depois, como é um projeto de dez meses, as amostras vão ser coletadas até dezembro e esperamos mais para frente ver essa concentração do vírus no esgoto decaindo”, ressalta.

O estudo tem grande potencial para auxiliar os especialistas em Saúde no entendimento da circulação do novo coronavírus nas regiões investigadas. Tanto que várias instituições e universidades do país estão recebendo ajuda da UFMG para promover estudos similares.

Os primeiros dados serão divulgados no site do INCT, da Universidade Federal de Minas Gerais, e possivelmente na página da Agência Nacional de Águas.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.