Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

São Paulo: produtos do agronegócio em portos contribuem para a criação de empregos

Porto de Santos registra recorde para granéis sólidos vegetais, com 7,6 milhões de toneladas movimentadas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Produtos do agronegócio em portos de São Paulo devem ter contribuído para geração de empregos no estado, avalia o economista Roberto Dardis. Exemplo disso é o Porto de Santos, que segundo com dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), produtos como soja, celulose, sucos cítricos e adubo ganharam destaque na movimentação em abril. O resultado para granéis sólidos vegetais registrou recorde para o mês, com 7,6 milhões de toneladas movimentadas.

“O agronegócio está em época de crescimento, novos investimentos estão sendo feitos e muitas empresas estão se interessando. Com as melhorias que estão sendo feitas nos portos, favorecem muito grandes chegadas de grãos, e com a conclusão dos transportes por ferrovias, chegaram aos portos mais rápidos e mais baratos”, aponta  Dardis.

O economista Luigi Bellei explica que a melhoria nos níveis de emprego em São Paulo em abril foi puxada quase exclusivamente pelo agronegócio, já que o setor de serviços e indústria não cresceram tanto quanto o esperado. De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor do agronegócio paulista terminou  abril com saldo positivo de empregos: o número de admissões superou o de demissões em 3,8 mil vagas. 

Em 2022, o agronegócio também foi um dos destaques na economia de São Paulo. Dos 10 municípios paulistas com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita, cinco tinham a atividade agropecuária como atividade principal: Onda Verde, Colômbia, Motuca, Gavião Peixoto e Altair.

Projeções futuras

Para Roberto Dardis, as perspectivas são as melhores possíveis, já que com projeções de aumento nas safras deste ano, e com o reforço do o transporte por ferrovias, as entregas aos portos deverão acelerar ainda mais.

Já Luigi Bellei afirma que o crescimento de vagas de trabalho em São Paulo está na trilha de crescimento agropecuário, mas é importante ter cautela. “Haja vista que grande parte da boa produtividade do agro é afetada por condições sazonais, como as chuvas, que foram ideais neste período para o sudeste”, alerta. Ele também aponta que setores como comércio e construção podem ter maiores taxas de expansão em relação a abril.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.