Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com estoque sanguíneo do tipo negativo baixo, Hemoal precisa de novos doadores

Instituição também faz apelo por novos voluntários para doação de medula óssea no estado

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com estoques sanguíneos de tipagens negativas praticamente escassos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) precisa urgentemente que novos candidatos à doação de sangue se apresentem ao local para melhorar o banco de sangue. Com o objetivo de mobilizar a população alagoana, o Hemoal conta com o Hemocentro Coordenador, localizado em Maceió e, também, com uma estrutura descentralizada.

Alagoas tem duas Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs): em Coruripe, no Hospital Carvalho Beltrão e no Hospital Veredas, em Maceió. Com o objetivo de abastecer o banco de sangue, o Hemoal indica que os voluntários devem procurar a UCT mais próxima. 

O órgão também faz um apelo por mais doadores de medula óssea que, além do hemocentro em Maceió, podem procurar o Hemocentro Regional de Arapiraca para fazer o cadastro. 

Logo depois, o cadastro é repassado para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão nacional responsável pelo gerenciamento das informações do doador e do paciente. Caso haja compatibilidade, o Redome entrará em contato com o doador para retirada das células.

Coordenação estadual

Segundo Camila Cansanção, assistente social do Hemoal, os municípios atuam frequentemente na doação de sangue a fim de manter o estoque bem abastecido para auxiliar pacientes que precisam de transfusão. “Além de solicitarem coletas externas, os moradores se reúnem em grupo e vão até o Hemoal ou Arapiraca para a coleta”, garante.

Atendimento regional

O hemocentro localizado em Arapiraca, no agreste alagoano, atende, sobretudo, a nove municípios. Entre eles, São Sebastião, Feira Grande, Craíbas e Lagoa da Canoa. A unidade fica na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, número 49, Centro.  O telefone para contato é o (82) 3521- 4934.

Quem mora em Anadia, Boca da Mata, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro ou em um dos outros três municípios que fazem parte da microrregião de São Miguel dos Campos, pode procurar a Unidade de Coleta do Hospital Carvalho Beltrão  em Coruripe, que fica em Comendador Tércio Wanderley, sem número, cujo telefone é (82) 3273- 1183.Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, veja o mapa abaixo. 

Atitude nobre

O fiscal de aviação, Diego Rodney Neves, 28 anos, doou medula óssea e conta que a experiência foi única. “Foi inenarrável pelo fato de ser concedida uma nova oportunidade para quem precisa. É uma nova chance de vida, uma possibilidade tão difícil e remota de acontecer e você se sente  agraciado por poder salvar a vida de alguém”, relembra o morador de Maceió. 

Além da medula, Diego também doa sangue desde os 18 anos. Seguindo o mesmo gesto de solidariedade, o empresário Henrique Correia, 44 anos, que mora do bairro Pilar, em Alagoas, doa sangue há mais de cinco anos. “Esse é um ato de doar vida e, além disso, estou me cadastrando para ser doador de medula óssea também”, conta ele. 

Doação de Sangue

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, garante que doar sangue é possível graças ao SUS. “Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E, nesse sentido, é importante a doação regular. Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.”

E quem vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue?

Após a vacinação, é preciso aguardar um período para poder doar sangue e medula, de acordo com o tipo de vacina, conforme quadro abaixo:

 

Laboratório 

Inaptidão para doação de sangue

Coronavac

48 horas

AstraZeneca/Oxford/Fiocruz

7 dias

BioNTech/Fosun Pharma/Pfizer

7 dias

Janssen-Cilag

7 dias

Gamaleya National Center

7 dias

Fonte: Ministério da Saúde

Como doar sangue

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de três meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de dois meses entre as doações. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Candidatos à doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

O Ministério da Saúde ressalta que quem foi infectado pelo coronavírus também pode doar. Só é preciso aguardar 30 dias após completa recuperação da Covid-19, apresentando o RT-PCR negativo e a ausência de sintomas. Já os vacinados com a CoronaVac devem esperar 48 horas. O tempo de espera para outras vacinas é de sete dias. O tempo vai depender da marca do imunizante.

Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. Para saber onde doar sangue ou se cadastrar para doar medula óssea no estado de Alagoas acesse  cidadao.saude.al.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.