MP fará reunião com autoridades e representantes do Fla

Autoridades vão se reunir com dirigentes do Flamengo para definir as soluções imediatas relativas às famílias dos dez jogadores que morreram no incêndio no CT do clube

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

por Raphael Costa

Uma reunião entre promotores de Justiça, diretores do Flamengo, além de representantes do Ministério Público do Trabalho, Polícia Civil, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros e prefeitura do Rio de Janeiro deve definir as soluções imediatas relativas às famílias dos dez jogadores que morreram no incêndio no Ninho do Urubu, na última sexta-feira. O encontro também deve tratar da questão da regularização das instalações do clube.

Em nota de esclarecimento, a prefeitura do Rio de Janeiro detalhou as responsabilidades de cada órgão no caso do incêndio. Segundo o comunicado, a secretaria Municipal da Fazenda, secretaria de Urbanismo e Corpo de Bombeiros negaram que o CT rubro-negro tivesse autorização para funcionar. Apesar do órgão de Fazenda ter mandado interditar o Ninho do Urubu por falta de alvará, a prefeitura alega que não cabia à secretaria fazer a interdição do local.

A nota esclarece que o Flamengo não apresentou à secretaria de Urbanismo nenhum dos itens solicitados, e por isso, a questão dos contêineres que serviam de dormitórios não era de conhecimento da pasta. O comunicado também informa que, por causa disso, o Flamengo será investigado.

Em seu site oficial, o Flamengo afirma que tinha um contrato com a empresa NHJ do Brasil, pioneira e líder no mercado de alojamentos modulares. O clube se defende sob o argumento de que os módulos utilizados no CT atendiam as exigências e normas para as instalações e obedeciam a legislação brasileira. O mesmo vale, segundo o clube, para os aparelhos de ar-condicionado, já que a "manutenção preventiva de rotina era realizada nas instalações".

No sábado, o diretor do Flamengo Reinaldo Belotti falou à imprensa sobre a atuação do clube após o incêndio. O dirigente ressaltou o atendimento aos familiares das vítimas através do trabalho de profissionais como psicólogos e assistentes sociais. Segundo Belotti, uma das causas do incêndio pode ter sido um pico de energia.

“O que nós sabemos até agora, é o que a perícia do Corpo dos Bombeiros nos falou. É que o problema começou no ar-condicionado. E ninguém pode garantir o porquê começou no ar-condicionado. Há poucos minutos eu disse que esses aparelhos tinham sido mantidos um ou dois dias antes. Eles estavam em perfeita ordem, funcionavam, então a suposição existente é de que os picos de energia tenham influenciado no funcionamento do ar condicionado e ocasionado o princípio de incêndio.”

Cinco meninos vão ser sepultados nesta segunda. Cauan Emanuel e Francisco Dyogo seguem internados. Dyogo está em situação mais delicada e está em tratamento de fisioterapia respiratória no Centro de Treinamento Intensivo.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.