Unidade móvel do SENAI capacita moradores para setor de saneamento em São Lourenço da Mata (PE)

Ao todo, Pernambuco possui 15 unidades móveis que levam cursos para municípios que não contam com unidades fixas da instituição

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com o objetivo de levar o ensino e capacitar trabalhadores em locais aonde as escolas fixas não chegam, o SENAI em Pernambuco conta com 15 unidades móveis, que funcionam em carretas. No fim de abril, uma delas chegou a São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. As aulas são ministradas na unidade móvel instalada na Praça do Canhão, no centro da cidade.

Na estrutura itinerante, 40 alunos passam 80 horas aprendendo teoria e prática sobre as técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias. Essas aulas estão incluídas no currículo de um encanador. O curso de aperfeiçoamento profissional é ofertado em parceria com a BRK Ambiental, empresa privada de saneamento básico.

O coordenador técnico do SENAI em Pernambuco, Frederico Rocha, explica que esse é um curso voltado para pessoas que não têm formação, nem conhecimento técnico. Alguns alunos têm apenas o conhecimento empírico, ou seja, baseado na experiência.

“O aluno entra sem um conhecimento e aí passa a ser capaz de resolver pequenos problemas que acontecem no dia a dia na residência nessa área. O feedback tem sido tão positivo que a gente tem demanda para mais turmas”, comenta Rocha.

Lucivan de Moura, de 47 anos, que está desempregado há um ano, é um dos alunos do curso. Ele já conhecia, sem muita técnica, o trabalho, e decidiu buscar esse diploma para melhorar o currículo e conseguir uma nova oportunidade no mercado.

“É bom porque fica mais próximo da pessoa. Eu, por exemplo, que estou desempregado, fazer no próprio SENAI, pagando passagem, comprando lanche, já que são quatro ou cinco horas por dia, ficaria muito difícil. Com essa carreta perto de casa, ficou bom”, comemora ele.

Unidades móveis
Em 2018, o SENAI contabilizou 457 unidades móveis de ensino em todo o país, sendo duas delas barcos-escola. O objetivo dessas estruturas itinerantes é levar o ensino para as comunidades mais distantes, onde não há escolas fixas da indústria. Para saber mais informações sobre as unidades e os cursos oferecidos em Pernambuco, basta acessar www.pe.senai.br

Os cursos podem ser de iniciação profissional, qualificação, aperfeiçoamento ou especialização, ou seja, quem ainda não tem experiência profissional pode participar, assim como quem já tem um emprego e quer ter mais experiência e conhecimento.

As aulas podem ser assistidas dentro de carretas, que são semirreboques e vão até empresas para qualificar os funcionários, ou em comunidades distantes. Cada carreta fica estacionada por cerca de dois meses em cada local. Já os barcos navegam pelo rio Amazonas em comunidades ribeirinhas da Região Norte e atendem cerca de 6 mil pessoas por ano.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.