Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Tocantins registra 282 casos de dengue em 2020

Em Tocantins, 10 municípios estão com média incidência de dengue

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em Tocantins, 10 municípios estão com média incidência de dengue. Os dados são da Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, da Secretaria estadual de Saúde.

Natividade é a localidade com maior incidência de dengue, em Tocantins, com 292 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Ao todo, são 27 casos prováveis de dengue no município, nas últimas cinco semanas.

Os municípios de Carrasco Bonito, Ananás, Cariri do Tocantins, Sampaio, Conceição, Paraíso, Gurupi, Santa Fé do Araguaia e Lagoa da Confusão, apresentam incidência média de dengue. Três mortes estão sob investigação.

Ao todo, Tocantins confirmou 282 casos de dengue, este ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 94%, quando foram registrados 5,2 mil casos da doença.

Apesar da melhora nos indicadores, o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Júlio Croda, reforça que a população deve ajudar a combater os focos do mosquito transmissor com frequência.

“Elimine os focos na sua residência. Essa eliminação tem que ser semanalmente. Você pode eleger um dia, geralmente, aos fins de semana, para fazer essa busca no sentido de encontrar e eliminar esses focos.”

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue.

O coordenador-geral de Vigilância em Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população.”

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Arte: Ítalo Novais/Sabrine Cruz
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.