Divulgação
Divulgação

Banco de leite Humano e Posto de Coleta de Leite Humano de Teresina (PI) precisam de doações

A quantidade recebida até agora é insuficiente para atender a todos os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Rede estadual de Banco de Leite Humano do Piauí está precisando de doação de leite materno, pois a quantidade recebida até agora é insuficiente para atender a todos os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais. Em Teresina, a pandemia de COVID-19 influenciou na diminuição de doações no Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa e no Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Buenos Aires. Neste posto, de janeiro a abril, foram coletados apenas 24 litros de leite materno. 

Tal número mostra a necessidade da doação de leite materno, que ajuda a salvar a vida de bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidade Neonatal. O socorro acontece quando as mães desses bebês não podem amamentar seu próprio filho. O leite materno é o único alimento recomendado para bebês de até seis meses de vida, sendo a opção mais segura e mais saudável como explica a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani.

“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver diabetes tipo 2, colesterol alto, pressão alta e obesidade na vida adulta. Além de ser a única ação que isoladamente é capaz de reduzir a mortalidade infantil em até 13% por causas evitáveis.”

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa do Piauí, Vanessa Paz, a doação é fácil de ser realizada, mas precisa de alguns cuidados durante esse momento de pandemia do coronavírus. 

“Se estiver negativa para COVID-19 e sem sintomas gripais, pode sim doar seu leite materno excedente ligando para o 0800-2802522 e dispondo dos seus exames do pré-natal do último trimestre. Então, dessa forma ela consegue doar leite materno retirando diariamente, no lugar mais tranquilo de sua casa, esse leite materno excedente. E após contato prévio com o Banco de Leite Humano, fazer a diferença na vida das crianças prematuras, tanto na maternidade Dona Evangelina Rosa quanto nas maternidades municipais.”

Além do Banco de Leite Humano referência do estado, o município de Teresina conta com um Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Buenos Aires, que fica na Rua Castelo do Piauí. A unidade funciona das oito às onze da manhã e das duas às cinco da tarde, de segunda até sexta-feira. E existe o serviço de coleta domiciliar, quando uma pessoa vai buscar o leite materno da residência da mãe doadora. Antes de realizar a doação, é preciso entrar em contato pelo telefone 0800-2802522.  

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.