Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Serasa Consumidor lança ferramenta que ajuda brasileiros a identificar perfil financeiro e controlar gastos

Plataforma traz questionário que deverá ser respondido por cada usuário. Nota final mostra, por exemplo, se você é organizado ou se gasta demais com coisas supérfluas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Serasa Consumidor acaba de lançar um game que vai indicar como as pessoas estão lidando com sua renda. A plataforma, batizada de Calculadora de Crédito, usa uma linguagem divertida para apontar qual é o seu tipo de relação com as finanças.

Na plataforma, o usuário encontra um questionário e uma breve explicação do que significa cada número, que será dado ao responder as perguntas. Depois, a Calculadora de Crédito pode indicar quatro resultados possíveis.

O primeiro deles aponta que o consumidor é mais digital, faz tudo pelo celular e acompanha todos os seus gastos pela internet. O segundo indica um perfil mais exibido, e quer dizer que o consumidor tem tendência a esbanjar seu dinheiro por aí, e isso o deixa em situações de aperto no final do mês. Já o terceiro resultado só aparece para aqueles que são organizados, que sabem na ponta do lápis tudo que foi gasto. E o último perfil é aquele mais preocupante: o famoso “deixa a vida me levar”. Ele representa as pessoas que não estão controlando suas finanças e que terão dificuldades para arcar com suas dívidas em algum momento da vida.

Segundo a gerente do Serasa Consumidor, Joyce Carla, a ferramenta é uma forma didática de educação financeira que pode ajudar brasileiros.

“Hoje nós temos mais de 63 milhões de pessoas inadimplentes no país e a nossa ideia é auxiliar os consumidores com dicas simples e fáceis, que eles podem usar no dia-a-dia.”

Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados nesta quinta-feira (1º), aponta que o percentual de famílias endividadas no país cresceu de 64% em junho para 64,1% em julho deste ano. O indicador teve alta pelo sétimo mês seguido.

Se você ficou interessado em fazer o teste para saber como você está lidando com a sua renda, acesse o site serasaconsumidor.com.br/ensina/perfil-financeiro. Repetindo: serasaconsumidor.com.br/ensina/perfil-financeiro.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.