Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

SENAI-RO firma parceria com empresas para consertar respiradores

Quatro aparelhos estão em manutenção no CETEM, em Porto Velho; objetivo é aliviar sobrecarga no sistema de saúde local

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Energisa e a Termonorte vai fazer a manutenção de respiradores como forma de amenizar a sobrecarga no sistema de saúde do estado. Esses equipamentos auxiliam na respiração mecânica de pacientes com sintomas graves da doença. O Centro Tecnológico de Mecatrônica (CETEM), em Porto Velho, já está com quatro aparelhos que precisam de reparos. 

O coordenador de Soluções de Tecnologia e Inovação (STI), José Rafael Lopes, reforça que o conserto dos equipamentos é um compromisso assumido pelo SENAI para salvar vidas e requer todo cuidado e atenção dos especialistas.

“Quando o equipamento chega ao CETEM, nós procedemos a limpeza dele, deixamos um tempo de “quarentena” e só depois que o abrimos. A partir daí é que se faz a triagem para identificar qual é o problema. Nós já identificamos vários problemas, como no software, nas fontes e nas placas, por exemplo. Quando se trata de peças específicas, nós temos que adquiri-las com o fornecedor”, detalha.

José Rafael Lopes afirma que, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), existem mais de 200 ventiladores pulmonares na rede pública. Estimativa da Associação Médica Catarinense (ACM) indica que cada respirador em funcionamento pode atender e salvar 10 pacientes.

“Havendo necessidade de restaurar equipamentos que a rede pública não consiga fazer junto ao fabricante ou assistência técnica, pode nos repassar que estamos abertos para tentar resolver o mais rápido possível”, garante José Rafael, ao lembrar que não há meta específica de quantos respiradores devem ser recuperados e devolvidos pronto para uso.

A coordenação de Soluções de Tecnologia e Inovação do SENAI/RO informou ainda que reparos de maior complexidade, que não sejam solucionados no CETEM, serão enviados para o Centro Integrado de Manutenção e Tecnologia (CIMATEC) do SENAI da Bahia ou para outra unidade da instituição no país que esteja apta a atender a demanda.

As unidades de saúde públicas ou privadas interessadas no serviço podem entrar em contato com o SENAI por meio do telefone 0800 647 3551. Mais informações também podem ser consultadas no portal.fiero.org.br/senai da Federação das Indústrias (FIERO).
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.