Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

SENAI doa 5,9 mil protetores a profissionais que atuam na linha de frente em Alagoas

Equipamentos que evitam o contágio da covid-19 foram destinados aos trabalhadores da saúde, segurança pública e assistência social

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em uma semana, profissionais alagoanos que atuam na linha de frente no combate à covid-19 receberam 5.969 protetores faciais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os equipamentos que cobrem o rosto e evitam o contágio da doença foram distribuídos a membros da saúde, segurança pública e assistência social. Somente ao governo estadual, foram doadas duas mil unidades.

O objetivo da ação, segundo o gerente de Tecnologia do SENAI-AL, Welton Barbosa, é reduzir o risco de contaminação desses trabalhadores que têm proximidade com pacientes infectados ou não podem permanecer em casa e cumprir o isolamento social. Barbosa lembra que os protetores faciais são eficientes contra o vírus porque criam uma barreira física e impedem o contato  com gotículas contaminadas.

“Nesse momento, é importante dar uma resposta à sociedade, buscando soluções que combatam essa pandemia. O grande desafio é trazer para a sociedade, por meio dos protetores faciais, das máscaras cirúrgicas e da produção de álcool em gel, uma proteção contra o coronavírus”, pontua.

O SENAI entregou, ainda, outras 200 máscaras faciais ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nessa iniciativa, houve a parceria entre a Federação das Indústrias (FIAL) e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon).

No fim de maio, outras 100 unidades foram doadas ao 5º Batalhão da Polícia Militar, no Benedito Bentes. O SENAI também fez a entrega desses equipamentos às prefeituras de Junqueiro, Campo Alegre e Maceió – na capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Corrente de solidariedade entre setor industrial e sociedade civil que, na avaliação de Welton Barbosa, tem feito a diferença no estado.

“Ações como essa, nesse momento de pandemia, contribuem evitando que vidas sejam perdidas e, também, deixam um legado para todas as pessoas envolvidas no projeto. Esse grupo não é formado por pessoas que fazem parte do SENAI. São pessoas de outras instituições parceiras, como universidades, faculdades, institutos federais e a própria sociedade”, revela.

Em Alagoas, o SENAI também colabora na luta contra o coronavírus com o conserto de respiradores, produção e distribuição gratuita de álcool e máscaras, desenvolvimento de túnel de desinfecção, além de oferecer assessoria técnica e parcerias com instituições para desenvolver projetos de tecnologia e inovação. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.