Foto: divulgação
Foto: divulgação

Selo “Turismo Responsável” já foi solicitado por mais de 8 mil empreendimentos

Iniciativa do Ministério do Turismo visa auxiliar o setor com o retorno às atividades pós-pandemia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” já foi solicitado por mais de oito mil prestadores de serviços turísticos em todo o Brasil. A iniciativa, do Ministério do Turismo, foi lançada há pouco mais de um mês. A ideia é auxiliar o setor no retorno às atividades o mais breve possível, atendendo aos pré-requisitos do novo perfil de turistas pós-pandemia. 

Os estados que mais solicitaram o selo foram São Paulo (2.011), Rio de Janeiro (1.312), Minas Gerais (753) e Bahia (536). Os setores com o maior número de pedidos foram agências de viagem (3.110), meios de hospedagem (2.239) e transportadoras turísticas (970). 

O ministério publicou ainda os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações também para os turistas. Tudo isso para auxiliar os empreendimentos sobre as medidas recomendadas para a reabertura. 

Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da ação, ler as orientações previstas no protocolo do segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Depois dessa etapa, em caso positivo, o prestador de serviço adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo é de graça e deve ser colado em local de fácil acesso ao cliente. O selo conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento ou profissional de turismo. Ele pode ser também uma forma de denúncia caso o estabelecimento não cumpra as medidas, o que pode resultar na revogação do selo. 

Segundo o Ministério do Turismo, estão disponíveis protocolos para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.