Secretaria Estadual do Rio de Janeiro estabelece novas estratégias para vacinação contra gripe

A partir desta segunda semana da campanha, a imunização será escalonada conforme a faixa etária

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro traçou novas estratégias para vacinar os idosos contra Influenza, ou gripe. A partir da segunda semana da campanha, a imunização foi escalonada conforme a faixa etária. Até 28 de abril, serão vacinadas pessoas acima de 80 anos; entre 30 de março e 03 de abril as pessoas com 70 a 79 anos. Até 14 de abril, vão receber a dose da vacina contra o vírus Influenza idosos entre 60 e 69 anos de idade. 

Em 15 de abril, os postos de vacinação do estado estarão abertos para atender os idosos que não conseguiram se imunizar nas datas pré-estabelecidas.  O calendário deverá ser seguido por todos os 92 municípios fluminenses. 

É importante lembrar que a vacina contra Influenza não protege contra o novo coronavírus. No entanto, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe por causa da pandemia do Covid-19, para que os profissionais de saúde identifiquem possíveis casos. 

Médico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe afirma que o escalonamento evita que os postos de vacinação lotem e a população mais velha fique exposta a infecções.  “O objetivo é diminuir ao máximo filas e aglomeração de pessoas, principalmente as que têm mais de 60 anos de idade, que compõem o grupo de risco tanto para Influenza como para o novo coronavírus", diz Chieppe. 

Para a coordenadora Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, a vacina contra Influenza é a melhor forma de evitar o contágio da infecção. A gestora destaca que o número de casos de gripe pode ter impacto em vários setores da sociedade. “A melhor maneira de reduzir as chances de adquirir Influenza grave e espalhar para outras pessoas é a vacinação. Evitar a doença também evita-se custos médicos extras, perda de renda, falta no trabalho, na escola. Então, a vacinação é considerada uma das principais medidas no combate à doença", afirma. 

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. O vírus é transmitido pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada.

O Ministério da Saúde alerta que para evitar o contágio da Influenza, além de se vacinar, é recomendável seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. 

A campanha de vacinação é dividida em três etapas e termina em 22 de maio. Para se informar sobre todos os detalhes do calendário de vacinação no estado do Rio de Janeiro, ligue para a Secretaria Estadual de Saúde no telefone 0800-0255525.

Em caso de fila, mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos.  

E, para mais informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.