Divulgação
Divulgação

SÃO PAULO: Estado registra queda de 60% nas doações de leite materno

O maior Banco de Leite Humano do estado, no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, da capital, está trabalhando com apenas 10% do ideal para atender os bebês prematuros e/ou de baixo peso  internados nas Unidades Neonatais

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estado de São Paulo já registra queda de 60% nas doações de leite materno em decorrência da circulação do novo coronavírus. O maior Banco de Leite Humano do estado, no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, da capital, está trabalhando com apenas 10% do ideal para atender os bebês prematuros e/ou de baixo peso  internados nas Unidades Neonatais. 

A unidade de saúde conta, por mês, com 10 litros de leite materno. Para o funcionamento em 100%, o ideal é que a maternidade colete de 50 a 100 litros por mês. A quantidade disponível atende à Unidade Neonatal por apenas três dias. 

A coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, reforça a importância do gesto de doar para a saúde de bebês prematuros e/ou de baixo peso internados. A gestora destaca ainda que toda mulher que está amamentando e está saudável pode doar.

“Toda mulher saudável que está amamentando pode doar leite materno. Para isso, ela também não pode estar utilizando medicamento que seja incompatível com a amamentação, álcool, cigarros ou outras substâncias ilícitas. O ideal é que procure um Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Humano mais próximo para mais informações.”

A Luiza Freire Vidigal, de 33 anos, é mãe do Henrique, de três, e do Marcelo, de 45 dias. Além de amamentar os dois filhos, a engenheira também doa leite materno excedente.

“Eu fiquei insegura achando que o meu leite estava pouco na minha primeira gravidez. Aí, fui na maternidade, mais para ter uma orientação do que para doar. Lá, fui super bem atendida. As meninas me mostraram que o meu leite era mais do que o suficiente. Ainda sobrava um pouco depois da mamada. E elas me incentivaram a doar. Fazer isso é muito gratificante.” 

A Rede de Bancos de Leite Humano do Estado de São Paulo é a maior do país. A região conta com 56 Bancos de Leite Humano, sendo eles estaduais, municipais, filantrópicos e privados. Neste ano, até o momento o estado já coletou 17.691 litros de leite. O alimento beneficiou 13.557 bebês em todo o estado. Mais de 13 mil doadoras. Em 2019, foram coletados 55.313,3 litros de leite materno de 42.858 doadoras, distribuídos para 43.023 bebês.

O Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na avenida Celso Garcia, 2477, Belenzinho, São Paulo. O telefone da unidade é (11) 6292-4188.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.