SÃO LUÍS (MA): Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão está com baixo estoque de leite materno e precisa de doações

Bebês prematuros ou de baixo peso precisam do leite materno para se recuperarem mais rápido e crescerem mais fortes e saudáveis

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, localizado em São Luís, está precisando de mais doações de leite materno para continuar ajudando a salvar a vida de bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais. Para se ter uma ideia, nos primeiros quatro meses deste ano, a unidade recebeu um total de 310 litros de leite materno, mas essa quantidade é insuficiente. Atualmente, esse Banco de Leite Humano trabalha com uma média de dois a três litros por dia, quando o ideal seria de, pelo menos, seis litros de leite materno. 

Tal quantidade é insuficiente para ajudar todos os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão em Unidades Neonatais dessa maternidade. 
E foi por presenciar o drama dessas crianças, que a empresária Fabiane Pires decidiu se tornar uma doadora de leite materno. Depois que teve a primeira filha, que precisou ficar internada mas sem necessitar da doação de leite materno, a Fabiane viu bebês com baixo peso e precisando de doação. Assim, ela ficou comovida.

“É uma experiência única a gente saber que um gesto tão simples e tão fácil pode salvar tantas vidas, pode ajudar tantas crianças que precisam. Isso nos toca. Sensibiliza a querer ajudar essas crianças. É uma sensação única saber que, de alguma forma, a gente contribuiu para salvar a vida de algumas crianças.”

Bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg) precisam do leite materno para se recuperarem mais rápido e crescerem mais fortes e saudáveis. É o que explica o pesquisador e presidente da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio. 

“Se a amamentação e o leite humano são elementos tão importantes para uma criança bem nascida. Uma criança que nasceu com suas 40 semanas de idade gestacional, imagine para um bebê pequeno, prematuro, que muitas vezes nasce com um peso abaixo de mil gramas. Nós encontramos, não raro infelizmente, bebês que nascem com peso na casa de oitocentas gramas, seiscentos gramas. Pense em um pacote de um quilo de açúcar, estamos falando de bebês menores que isso.”

O Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão fica localizado em São Luís, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das sete da manhã às sete da noite. A coleta é feita todos os dias na residência das doadoras e caso ela não tenha o pote para guardar a doação, a equipe da maternidade fornece. 

Antes de começar a doar, a unidade pede que a mulher entre em contato por telefone para realizar um cadastro. Caso a lactante queira deixar o leite materno na própria maternidade, também é possível, mas é preciso entregá-lo congelado. Para isso, é aconselhado que a entrega seja feita em uma caixinha térmica. Os contatos dessa unidade são: 98844-8591, 99213-6886 e 99613-7869.  

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.