Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Roraima tem mais de 648 casos prováveis de dengue em 2020

Na região Norte, este é o segundo estado com maior incidência da doença, atrás apenas do Acre

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Segundo informações do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, Roraima registrou 648 casos prováveis de dengue neste ano. O estado tem uma taxa de incidência de mais de 106 casos por 100 mil habitantes.

Em 2019, Roraima registrou mais de 1,6 mil casos prováveis durante todo o ano. A taxa de incidência passou de 264 casos por 100 mil habitantes. Na região Norte, este é o segundo estado com maior incidência da doença, atrás apenas do Acre.

No intuito de combater o mosquito da dengue, o governo estadual e as prefeituras municipais de Roraima, vem tomando ações para a diminuição do efeito do Aedes, em parceria com o Ministério da Saúde. O Secretário Municipal de Saúde de Boa Vista, Cláudio Galvão, pede que a população ajude as autoridades na eliminação de possíveis focos do mosquito.

“Vamos nas unidades básicas, nas escolas municipais. A gente procura sempre sensibilizar a população para manter seus quintais limpos. A prefeitura trabalha limpando as ruas, mas o nosso problema maior é dentro da residência.  A gente procura através dos agentes, que são mais próximos da população, sensibilizar na limpeza dos terrenos.”

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue.

A região Centro-Oeste apresentou 370,5 casos/100 mil habitantes, em seguida as regiões Sul (348,2 casos/100 mil habitantes), Sudeste (155,5 casos/100 mil habitantes), Norte (57,6 casos/100 mil habitantes) e Nordeste (34,3 casos/100 mil habitantes). Os dados são do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. 

A população deve se mobilizar e ficar atenta com os focos em suas casas, já que a maior parte dos criadouros do mosquito está nos domicílios. O coordenador-geral de Vigilância em Arboviroses, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população.”

O Ministério da Saúde alerta que a população precisa continuar, de forma permanente, a combater o mosquito transmissor da dengue. A recomendação é ter atenção à limpeza dos locais que possam favorecer os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Essa é a única forma de prevenção. 

Faça sua parte! Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes. 

Arte: Agência do Rádio

Receba nossos conteúdos em primeira mão.