Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

RORAIMA: Governo estadual pretende vacinar pelo menos 97% da população contra gripe

A prioridade da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação são pessoas com 60 anos de idade ou mais e trabalhadores da saúde

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estado de Roraima recebeu, inicialmente, 39,2 mil doses da vacina que imuniza contra a gripe. A prioridade da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação são pessoas com 60 anos de idade ou mais e trabalhadores da saúde. Até o final da campanha, em 22 de maio, o estado deve consumir 206 mil doses de vacina para imunizar a população nos 15 municípios. 

Em Roraima, a particularidade são as áreas indígenas, que serão vacinadas a partir do dia 9 de maio com o apoio dos distritos sanitários especiais indígenas da população Ianomâmi. A enfermeira do Núcleo de Imunizações de Roraima Larissa Ignachitti afirma que não vai faltar vacina. 

“A população não precisa ficar preocupada: não vai faltar vacina. O Ministério da Saúde programa a distribuição das vacinas de acordo com a necessidade de cada estado e de acordo com o público-alvo em cada etapa. Então, não precisa ficar preocupado, não precisa ficar desesperado porque tem vacina para todo mundo. Até o final da campanha, Roraima vai receber mais de 206 mil doses para vacinar todo o público-alvo.”

A meta do estado neste ano é superar os 97% de cobertura alcançada na campanha do ano passado. O percentual mínimo estipulado pelo Ministério da Saúde é de 90%, o que mostra que o cidadão roraimense tem feito bem o dever de casa. 

A segunda fase da campanha, que começa no dia 16 de abril, será voltada aos membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais (hipertensos, diabéticos e pessoas com imunodepressão); funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas  e população privada de liberdade; além da inclusão do novo grupo de Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.. 

Já na terceira e última fase da campanha, a partir do dia 9 de maio, será a vez das crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães com até 45 dias de pós-parto, indígenas, adultos de 55 a 59 anos, professores e pessoas com deficiência. Além das unidades que possuem sala de imunização, o governo do estado vai vacinar servidores dentro das próprias instituições públicas.

Para garantir a proteção dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o novo coronavírus, o Governo de Roraima está adquirindo novos Equipamentos de Proteção Individual. O estado recebeu aproximadamente 8 mil unidades de máscaras de proteção N95. Também estão sendo encaminhados litros de álcool em gel 70% para higienização. 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina da campanha é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2), explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Tardetti. 

“A vacinação contra Influenza é considerada uma das principais medidas de combate à gripe e suas complicações. A vacina que está sendo utilizada oferece imunidade aos três tipos de vírus que circulam em qualquer estação, tanto no inverno como no verão. A melhor maneira de reduzir a gripe é a vacinação.”

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe pretende 90% de cobertura vacinal em todo o país. 

Em caso de fila, mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente os idosos.  

E, para mais informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.