RIO GRANDE DO SUL: Estado recebe R$ 222 mil para aprimorar assistência farmacêutica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Rio Grande do Sul vai receber 222 mil reais para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos das unidades de saúde de 37 municípios. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do SUS, o Qualifar-SUS. O recurso também poderá ser destinado para a contratação de novos profissionais, além do aprimoramento dos serviços de conectividade locais. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégico do Ministério da Saúde, Marco Antônio Fireman, esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos.

 

 

 

 

SONORA: secretário SCTIE/MS, Marco Antônio Fireman

O Qualifar surgiu com o objetivo de a gente estruturar as farmácias dos municípios mais carentes do Brasil porque a assistência farmacêutica, se não tiver uma estrutura para atender, tanto no controle do medicamento, estoque pedido de medicamento, vai gerar uma falta de medicamento para população ou uma sobra de medicamento dentro do estoque, que vai ser destruído e é prejuízo para a Saúde. Então, quanto mais eficiente for a assistência farmacêutica no sentido do controle do medicamento e no sentido do atendimento, da prescrição e do uso racional do medicamento, isso traz benefícios à população”.

 

 

 

 

REPÓRTER: No total, o Ministério da Saúde destina mais de 6 milhões de reais para mais de mil municípios do país. A ampliação no investimento e no aprimoramento da informatização é um dos principais objetivos do governo federal. A estratégia de qualificar os serviços de saúde integra o conjunto de investimentos já realizados pelo Ministério. Para participar do Qualifar-SUS, o município deve fazer parte de programas da Atenção Básica, como o Hórus, um sistema de Assistência Farmacêutica que permite o controle da compra, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos.

 

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.