Divulgação
Divulgação

RIO DE JANEIRO (RJ): Banco de Leite Humano do Núcleo Perinatal mantém atendimento durante pandemia

A estratégia pretende proteger e apoiar as mães nesse momento de pandemia e garantir a qualidade do leite materno e o abastecimento dos estoques

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano do Núcleo Perinatal, que fica em Vila Isabel, não tem medido esforços para reduzir os impactos da COVID-19 na coleta do leite de materno. A unidade tem disponibilizado para essas mães doadoras, os materiais adequados para realizar a coleta do leite materno. Os profissionais de saúde também auxiliam as mães doadoras. Eles realizam visita domiciliar, utilizando equipamento de proteção e individual para a entrega e coleta do leite materno. A estratégia pretende proteger e apoiar as mães nesse momento de pandemia e garantir a qualidade do leite materno e o abastecimento dos estoques do Banco de Leite Humano.

Neste ano, até o mês de abril, o Banco de Leite Humano do Núcleo Perinatal já coletou 93 litros de leite materno. Do total, 53 litros já foram distribuídos. O leite materno doado beneficiou 53 bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em Unidades Neonatais da cidade. A doação só foi possível devido a participação de 80 mamães. 

Todas as mulheres no período da amamentação estão aptas a doar o leite materno. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

A recomendação das autoridades de saúde é que, na hora da retirada do leite materno, a doadora deve escolher um local limpo e confortável, usar toca ou pano limpo para cobrir os cabelos, utilizar máscara ou pano limpo cobrindo nariz e boca, lavar as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão, e as mamas apenas com água. O frasco deve ser de vidro e a tampa de plástico rosqueável e devem ser higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Depois, deixá-los secar naturalmente em cima de um pano limpo, emborcados para baixo. Ao coletar o leite, a doadora deve anotar, na tampa do frasco, seu nome, a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite materno. Após cada coleta, o frasco deve ser fechado imediatamente e guardado no freezer ou no congelador. A validade do leite materno congelado para doação é de até 10 dias.

A técnica de enfermagem, Julia Garcia, 23 anos, mãe do Théo de dois meses, trabalha em um Banco de Leite Humano. Ela sabe da importância do leite materno na vida da criança.

“Eu sei da importância da doação de leite materno porque vivenciei isso, do outro lado, como profissional. E sabemos das necessidades que aqueles bebês da UTI precisam do leite. Hoje, estando do outro lado, faço questão de doar. Por entender e saber da importância do leite para ele. O leite materno é o alimento do bebê até os seis meses de vida.”

No estado do Rio de Janeiro, há 17 Bancos de Leite Humano e oito Postos de Coleta de Leite Humano espalhados pela capital e municípios do interior. Na capital, a mãe que deseja doar, pode procurar dentre outros, o Banco de Leite Humano do Núcleo Perinatal. Ele fica localizado na Rua Manuel de Abreu, número 500, bairro de Vila Isabel. A unidade faz coleta domiciliar e agendamento e funciona de segunda a domingo, das sete da manhã às sete da noite. O número para o contato é: (21) 2868-8208.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, o leite materno ajuda na redução da mortalidade infantil nos primeiros anos de vida.

“O leite materno é uma das mais eficazes intervenções para redução da morbimortalidade infantil, principalmente para crianças prematuras e/ou de baixo peso  internadas em Unidade Neonatais. O bebê que recebe leite materno desenvolve menos complicações durante o período de internação que podem levar a morte com problemas intestinais e respiratórios. Os benefícios de receber leite materno perduram por toda a vida”.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.