Créditos: Ministério da Saúde
Créditos: Ministério da Saúde

Regiões Sudeste e Centro-Oeste registraram mais casos de dengue em 2019

De janeiro a 24 de agosto, foram registrados 1,4 milhão de casos da enfermidade em todo o Brasil.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O número de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, está quase sete vezes maior em 2019, na comparação com 2018, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. De janeiro a 24 de agosto, foram registrados 1,4 milhão de casos da enfermidade em todo o Brasil. No ano passado, o número foi de 205,7 mil. As regiões Sudeste e Centro-Oeste lideram os registros da doença. 

Com 999 mil pessoas infectadas pelo vírus da dengue, o Sudeste teve um aumento de 1.713,2% nos casos em relação ao ano passado. A maioria foi detectada em Minas Gerais, com incidência de 2.239 casos por 100 mil habitantes. O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do estado, atualizado em 6 de setembro, mostra o registro de 474,6 mil casos prováveis – que é a soma dos casos confirmados e suspeitos. Até o momento, a doença matou 132 pessoas em 42 municípios mineiros. Em Belo Horizonte, foram 23 óbitos registrados.

Em segundo lugar no ranking de casos de dengue registrados em 2019 está a região Centro-Oeste. Foram 192,4 mil casos. Goiás tem a maior incidência: são 1.561,6 casos por 100 mil habitantes. Segundo o último boletim semanal de dengue, da gerência de vigilância epidemiológica do estado, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis registraram mais de 55 mil notificações de dengue neste ano. A capital e as duas cidades concentram o maior número de habitantes do estado – pouco mais de dois milhões de habitantes. A cidade do sul goiano Rio Verde se destaca negativamente, com mais de cinco mil notificações. Em Goiânia, já foram confirmadas 10 mortes em decorrência da dengue.

Para o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya se espalhou e se adaptou a regiões que, anos atrás, eram pouco atingidas. Os fatores ambientais, como alto volume de chuvas e altas temperaturas também favoreceram o aumento dos casos. Além desse fator, a circulação de um subtipo de vírus específico, sorotipo 2, deixou em alerta todos os estados e municípios.  

"O sorotipo 2 não circulava no nosso meio há muito tempo. Ele reapareceu, é mais grave e reinicia um ciclo, pois tem muita gente que não tem imunidade, nunca teve contato com esse sorotipo", explicou o Ministro. 

Segundo o Ministério da Saúde, existem quatro tipos de vírus de dengue – os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

A cuidadora Ana Luiza Espíndola, de 54 anos, teve a doença há cinco anos, mas nunca esqueceu a experiência “traumatizante” de ser diagnosticada com dengue. Moradora do bairro Belford Roxo, na zona norte do Rio de Janeiro, a cuidadora lembra que os analgésicos receitados pelos médicos não resolviam a sensação de mal-estar, incômodo para comer, dormir e a incapacidade motora que sentiu durante pelo menos 15 dias. 

“Muito ruim, muita dor no corpo, não conseguia pisar e comer. Muita dor nas juntas, pernas e braços. Foi horrível. Tanto que minha mãe teve que vir para minha casa para cuidar de mim, porque não conseguia fazer nada", explicou a cuidadora. 

Na época, Ana Luiza morava com os dois filhos em um apartamento e não se preocupava em eliminar possíveis criadouros do mosquito. Agora, mesmo morando sozinha em casa, ela não deixa de fazer a limpeza semanal, desde os pratinhos de vasos de plantas, até as poças de água parada no quintal. 

“Na época que eu peguei dengue, eu mesma não levava muita fé. Tanto que eu acho que peguei lá mesmo onde eu morava, porque eu tinha plantas dentro de casa, no quintal... Por falta de cuidados meus eu peguei. De lá para cá, nunca mais eu descuidei", afirmou Ana Luiza.

Assim como a Ana, você precisa prevenir sua família e amigos das três doenças: dengue, zika e chikungunya são doenças graves que podem matar. Faça a limpeza diária em sua casa, verificando ralos, calhas, tampas e garrafas com água. E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa por você. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.