Região de Nova Andradina (MS) está com alta incidência de dengue

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Dos cinco municípios da região de Nova Andradina, quatro estão com alto número de casos de dengue. No total, 1.373 pessoas contraíram a doença na microrregião desde o início do ano. A maior incidência da doença é em Anaurilândia, onde a cada 25 moradores, 1 teve dengue em 2020. A maior quantidade de casos foi registrada na cidade de Bataguassu, onde 735 pessoas tiveram dengue em 2020.

A coordenadora de vigilância em saúde de Bataguassu, Paula Romão, explica que por conta do grande número de casos, o município intensificou o combate aos focos do mosquito. Uma das ações que estão sendo aplicadas é o mutirão de limpeza, toda sexta-feira.

“É mapeado o bairro de maior incidência. Como a cidade é pequena, é feito o anúncio na rua e as pessoas tem dois dias para limpar o quintal, remover entulho. No dia do mutirão, na sexta-feira, os agentes comunitários de saúde começam a limpeza no bairro logo cedo.”

Essa situação de explosão nos casos de dengue atinge todo o estado. Dos 79 municípios do Mato Grosso do Sul, 74 estão com alta incidência de dengue e nenhum registrou níveis baixos da doença. Mais de 33 mil casos já foram confirmados apenas este ano. No mês passado, o governo do Mato Grosso do Sul decretou estado de alerta para a dengue devido ao grande número de mortes relacionadas à doença. Em 2020 já são 18 os óbitos confirmados e mais de 33 mil casos.

De janeiro a março, o Brasil já teve mais de 332 mil casos prováveis de dengue. A região Centro-Oeste é a mais afetada pela doença: são 370 casos para cada 100 mil habitantes. 

Rodrigo Said, coordenador-geral de Vigilância em Arbovirose do Ministério da Saúde, explica que, por isso, a população precisa se unir para combater o mosquito. 

“A gente chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro de seu domicílio. Então, é importante estar atento a caixa d’água, se ela está aberta ou não, a limpeza das calhas, a verificação constante da presença de água em bandeja de ar-condicionado, geladeira, dos pratinhos de vasos de planta.”

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.