Quatro redes municipais de ensino de SC recebem selo “Bom Progresso” em educação

O estudo avaliou quais as práticas que resultaram em melhor aprendizado dos estudantes

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em Santa Catarina, as escolas municipais dos municípios de Garopaba, Jaraguá do Sul, Joinville e Papanduva foram reconhecidas pela qualidade educacional. O dado é resultado da pesquisa “Educação que Faz a Diferença”, realizada pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) com o instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e com os 28 Tribunais de Contas do País com jurisdição na esfera municipal.

As escolas dessas cidades foram reconhecidas por garantir a aprendizagem da maioria dos alunos, adotar ações para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola e apresentar avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos. A pesquisa analisou os resultados de 118 redes de ensino e certificou com os selos  Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. As escolas de Santa Catarina receberam o selo “Bom Percurso”, o segundo melhor. 

Rio Grande do Sul ouve mais de 1,5 mil entidades antes de anunciar volta às aulas
MP aprovada na Câmara flexibiliza calendário escolar

A pesquisa também identificou quais práticas que resultaram em melhores resultados para a educação. Os resultados mostram que há maior aprendizado nas escolas que utilizam as seguintes práticas: utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes; suporte constante por parte das Secretarias de Educação, com visitas frequentes às escolas; monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos; investimento na gestão escolar, com incentivo ao protagonismo das escolas; oferta constante e diversificada de formação continuada aos educadores; e cultura de observação de aulas, com avaliações individuais e construtivas.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.