Foto: divulgação/ SENAI
Foto: divulgação/ SENAI

Plataforma de emprego criada pelo SENAI aproxima candidatos e empresas

‘Contrate-me’ usa inteligência artificial para verificar perfil do trabalhador que é mais compatível com vagas disponíveis; ferramenta é totalmente gratuita

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Conseguir um novo emprego durante a pandemia do novo coronavírus é algo distante? Não para quem quiser trabalhar na indústria nacional. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) criou o Contrate-me, uma ferramenta para que interessados em trabalhar no setor encontrem a vaga ideal. Por meio de inteligência artificial, o sistema mostra a empregadores currículos que mais se aproximam das vagas ofertadas, prezando não só por competências técnicas, mas também pelas emocionais. 

O objetivo é focar especialmente nas habilidades socioemocionais dos candidatos. Segundo o gerente de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado, qualquer pessoa interessada em trabalhar na indústria brasileira pode experimentar a ferramenta.

“O SENAI sempre busca formar profissionais preparados e de acordo com a necessidade do setor produtivo, mas muitas empresas têm dificuldade de encontrar os melhores profissionais de acordo com essas necessidades. Por isso, criamos a plataforma, para garantir um processo ágil de seleção e a melhor escolha para a indústria”, explica. Morgado acrescente que o número de vagas disponíveis vai depender da demanda da indústria na busca por novos profissionais.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve se cadastrar e montar o perfil na plataforma, inserindo inicialmente dados pessoais. Depois dessa etapa, o interessado fará uma entrevista virtual, com uso de inteligência artificial, podendo falar sobre experiências pessoais, gostos, qualidades e habilidades profissionais. A plataforma, então, verifica a compatibilidade do candidato com as vagas disponíveis, dando “match” com as que mais se encaixam, semelhante ao que ocorre em aplicativos de relacionamento.

“O Contrate-me é uma solução simples, ágil, fácil e barata para que as indústrias brasileiras encontrem os melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Inclusive, convidamos as indústrias brasileiras a entrarem na plataforma e selecionarem os profissionais”, recomenda Felipe Morgado. 

Uma das dicas do gerente de Educação Profissional do SENAI é deixar o currículo com informações claras, especialmente em relação às habilidades, já que tudo ficará acessível às empresas cadastradas. “Preencham as informações com muita atenção, destacando as competências técnicas, a formação e, principalmente, respondendo à entrevista de maneira completa, para que a plataforma identifique todas as competências da pessoa. Caso a pessoa ainda não tenha uma determinada competência, seja técnica ou emocional, o SENAI certamente poderá oferecer um curso para desenvolvê-la”, garante. Vale ressaltar que sempre que quiser, o candidato poderá atualizar os dados.

O Contrate-me é uma parceria do SENAI com a plataforma de empregabilidade SPECK, conhecida justamente pelo potencial de mostrar as capacidades socioemocionais dos candidatos. Até agora, mais de 11 mil currículos já foram inseridos no site.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.