Foto: divulgação
Foto: divulgação

PE: Parceria entre SENAI e Fiat vai devolver 134 respiradores consertados a unidades de saúde

Aparelhos são usados para tratar pacientes com covid-19; Secretaria Estadual de Saúde já recebeu de volta 12 equipamentos desse tipo

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) não tem medido esforços para ajudar no combate ao novo coronavírus. Em parceria com a Fiat Chrysler Automóveis (FCA), a entidade tem acelerado o conserto e a entrega de ventiladores pulmonares, equipamentos essenciais para ajudar vítimas da covid-19. No total, já foram entregues 134 aparelhos para manutenção – 12 já foram devolvidos, prontos para uso, à Secretaria Estadual de Saúde.
 
Com a parceria, os equipamentos, também conhecidos como respiradores, seguem para uma unidade da Polo Jeep em Goiana para serem consertados. A ideia, segundo as instituições, é garantir a troca de conhecimentos, contribuir para aumentar a capacidade de atendimento e agilizar a aquisição das peças necessárias para o conserto.
 
“O objetivo final é conseguirmos ser mais ágeis e eficientes para realizar a manutenção de forma colaborativa, uma vez que o SENAI e a FCA atuaram em frentes de marcas e modelos diferentes, adquirindo conhecimento durante esse período específico”, explica o gerente de Consultoria do SENAI-PE, Oziel Alves.
 
A ação batizada de + Manutenção de Respiradores, idealizada pelo governo federal e pelo SENAI nacional, conta com 30 pontos de apoio em todo o país, onde as unidades recebem, desde abril, aparelhos para serem consertados.


 
Além de Pernambuco, a FCA está recebendo respiradores de Alagoas e Paraíba. Até agora, 21 aparelhos já foram consertados e devolvidos e outros 101 continuam em manutenção. “A troca de conhecimentos entre profissionais do SENAI e da FCA em situações-problemas já enfrentadas é fundamental para dar mais celeridade e agilidade na detecção e correção de defeitos”, avalia Alves.  
 
O gerente de montagem da Jeep, Mateus Marchioro, garante que a empresa tem tomado todas as medidas para frear a doença no país. “Para nós, é uma honra juntar esforços com o SENAI. Essa e outras ações continuarão sendo tomadas até que a situação se regularize”, garante.
 
De acordo com o médico infectologista do Hospital das Forças Armadas (HFA) Hemerson Luz, 80% dos pacientes com covid-19 apresentam quadro considerado brando, com sintomas mais leves. Outros 15% necessitarão de apoio médico e de remédios e os 5% restantes representam os casos mais graves, precisando de suporte intensivo, como leitos na UTI e aparelhos respiradores – como esses consertados pelo SENAI.
 
“É de suma importância que haja oferta de respiradores para pacientes que evoluem com insuficiência respiratória. Essa oferta está diretamente ligada à taxa de letalidade. Por isso, o trabalho de manutenção e de deixar esses ventiladores funcionando é um dos trabalhos mais importantes no combate a essa pandemia”, alerta o infectologista.

Segundo o gerente de montagem da Jeep, Mateus Marchioro, a empresa tem tomado todas as medidas para frear a doença no país e garante que ações como essa “continuarão sendo tomadas até que a situação se regularize”.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.