Foto: divulgação
Foto: divulgação

PB: Alunos de robótica do SESI se unem para arrecadar e doar alimentos, materiais de limpeza e de higiene

Ação dos estudantes será realizada durante toda a pandemia e inclui também orientar pessoas sobre auxílio emergencial e prestar consultorias virtuais

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Os estudantes de robótica do Serviço Social da Indústria (SESI) do estado deram um exemplo de solidariedade. Cerca de 100 jovens se uniram para arrecadar alimentos, materiais de limpeza e de higiene pessoal para doar a quem mais precisa. A ideia é ajudar as pessoas que estão em dificuldade por conta da pandemia.
 
Esses alunos fazem parte das equipes que disputaram, no início do ano, o Torneio de Robótica, promovido pelo SESI. Fazem parte do gesto de solidariedade as equipes “Destemidos” e “Mega Destemidos”, da Escola SESI Prata; “Robossauros”, da Escola SESI José de Paiva Gadelha; “Legonautas”, da Escola SESI Dionísio Marques de Almeida; e “Criadores de Gigantes” e “Criadores do Amanhã”, da Escola SESI Corálio Soares de Oliveira.
 
“Enquanto escola, enxergamos da melhor forma possível essa iniciativa dos alunos, comprovando um dos pilares da educação, que é o aprender a ser”, elogia a coordenadora de Educação do SESI-PB, Alexsandra Souza.
 
Além das doações, os jovens atuaram na orientação às pessoas que têm dúvidas em relação ao recebimento do auxílio emergencial de R$ 600, anunciado pelo governo federal, e ainda ajudam pequenos empreendedores, por meio da criação de guias de marketing digital e aplicativos para atendimento delivery.
 
“Muitas pessoas não sabiam que tinham direito a auxílio e passaram a ter, muitas pessoas passaram dificuldades no aplicativo e no cadastro e conseguiram graças ao auxílio dos alunos”, revela Alexsandra.


 
Os desafios foram organizados por equipes: os alunos das escolas SESI de Patos e Sousa, por exemplo, divulgaram, em redes sociais, informações sobre o auxílio emergencial e aos microempreendedores individuais (MEI). Além disso, também foram disponibilizadas consultorias sobre a criação de sistemas de vendas pela internet e aplicativos – os alunos são voluntários desse suporte online.
 
Já as equipes de robótica das escolas SESI de Campina Grande e Bayeux estão empenhadas na arrecadação de materiais de limpeza e de higiene pessoal para o Instituto São Vicente de Paulo, que abriga 73 idosos e tem passado por dificuldades em decorrência da pandemia.
 
“Vendo esses alunos se solidarizar com o outro nos deixa imensamente felizes. Diante de uma sociedade caótica, capitalista e materialista, ver adolescentes se importando com o outro nos enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos cumprindo a função social da escola, que é formar cidadãos de bem”, acredita a coordenadora de Educação do SESI-PB.
 
Ações como essa serão realizadas durante todo o período de calamidade pública.  Para mais informações, basta acessar os perfis das equipes na rede social Instagram, em @legonautas, @mega.destemidos, @robossauros e @criadoresdegigantes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.