Créditos: Reprodução AFA
Créditos: Reprodução AFA

Para sair da fila, Argentina aposta em sangue novo

Hermanos acumulam jejum de 26 anos sem títulos importantes

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com 14 troféus de Copa América no currículo, a Argentina chega ao Brasil com o objetivo de igualar o número de títulos do rival, Uruguai. Assim, os ‘hermanos’ dividiriam com a ‘celeste’, o posto de maior campeão das Américas.

O título deste ano, no entanto, pode representar algo ainda maior. O fim do jejum de 26 anos sem levantar troféus. A última grande conquista da seleção argentina foi justamente uma Copa América. Na edição de 1993, disputada no Equador, os argentinos venceram o México na final e ficaram com o título. O atacante Batistuta foi um dos grandes nomes da competição, marcando, inclusive, os dois gols da vitória na final.

De lá para cá, além da fila, muitas decepções. Ao todo, a Argentina chegou quatro vezes na final, ficando em segundo lugar em todas essas oportunidades.
Em 2004 e 2007 perdeu a final para o Brasil. Nas últimas duas edições, os ‘albicelestes’ acabaram derrotados para o Chile, nos pênaltis. Quando sediou a Copa América, em 2011, foi eliminada nas quartas de final para o Uruguai.

Além disso, a sucessão de fiascos em Copas do Mundo aumenta a pressão sobre os nossos vizinhos e sobre a principal estrela, Messi, que apesar de ter conquistado todos os títulos com o Barcelona, nunca foi campeão com a seleção principal.

Créditos: Ítalo Novais - Agência do Rádio Mais

Após o mundial do ano passado, três “medalhões” deixaram a equipe. Higuaín, personagem por perder gols claros nas finais, Mascherano e Banega não fazem mais parte do time.

O técnico Lionel Scaloni, que assumiu a equipe no ano passado, resolveu promover uma renovação. Para esta Copa América, convocou 10 nomes que jamais atuaram pela seleção em uma competição oficial. A lista, porém, ainda conta com personagens experientes, como Aguero, Di Maria, Dybala, Lo Celso e Otamendi.
Antes de estrear na Copa América, a Argentina fez um amistoso contra a Nicarágua e venceu com facilidade. Cinco a um, com dois gols de Messi, dois de Lautaro Martínez e um de Roberto Pereyra.

A Argentina está no grupo B e terá Colômbia, Paraguai e Catar como adversários. O primeiro compromisso dos ‘hermanos’ rumo ao título não será fácil. Os argentinos enfrentam a boa seleção colombiana, no sábado, dia 15 de junho, às sete da noite, na Arena Fonte Nova.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.