Créditos: Ministério da Saúde
Créditos: Ministério da Saúde

PARÁ: Diagnóstico precoce da hanseníase evita sequelas graves, alerta especialista

Os sintomas costumam ser manchinhas espalhadas pelo corpo, que ficam insensíveis

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

No passado diagnosticada como uma enfermidade sem cura, a hanseníase é uma doença crônica, transmissível, que atinge os nervos, retira a sensibilidade da pele e pode até atrofiar membros. Os sintomas costumam ser manchinhas espalhadas pelo corpo, que ficam insensíveis. No local da mancha, a pessoa para de sentir dor, calor ou frio. Mas se for tratada a tempo, a hanseníase tem cura e não deixa sequelas. 

Em Marituba, por exemplo, há uma colônia de moradores que foram diagnosticados com a doença. O aposentado Geraldo Cascaes é um dos moradores que vivem no local. Ele foi diagnosticado com a doença com apenas três anos de idade, já que na família havia outros casos de infecção. Como na época não havia um conhecimento mais detalhado sobre doença, o tratamento não foi o adequado e isso causou graves sequelas.

“Quando eu fui detectado como doente, eu já estava com sequelas da doença. Eu já estava com atrofia nas duas mãos, e eu estava passando por um fenômeno que os médicos dizem que eu estava com o “pé caído”, o pé direito caído. O que é isso? É um fenômeno que acontece com o paciente que ele não controla o pé, ele não consegue erguer o pé, caminha batendo o pé, como se tivesse uma deficiência. Em consequência de sequelas da doença, eu tive os dois pés amputados e tenho as duas mãos atrofiadas. Eu comecei o tratamento ainda criança, em 1954, e fui para uma colônia de isolamento. Passei todo um processo da compulsória, cresci e acabei de me criar dentro de uma colônia. Eu lembro que eu já sabia ler, e li na caixa que o remédio dizia assim: ‘para o tratamento quimioterápico da lepra’.”

O isolamento de pacientes com hanseníase era muito comum antigamente porque as pessoas tinham medo de contrair a doença. O preconceito e o estigma com essa infecção ainda faz os pacientes sofrerem até os dias atuais. O que pouca gente sabe é que, já nos primeiros dias de tratamento, o paciente não transmite mais a bactéria que causa a doença. Por isso, a melhor solução para a hanseníase é o cuidado logo nos primeiros sintomas, como alerta o hansenólogo da Coordenação de Controle da Hanseníase do Pará, Carlos Cruz.

Créditos: Ministério da Saúde

“A melhor prevenção na verdade seria o diagnóstico precoce, naquela fase de manchas, onde os nervos não foram afetados. Para isso, é preciso que examine todas as pessoas que convivem com o doente. Com essa medida, a gente consegue diagnosticar a hanseníase em fase inicial, evitando que ela evolua para as incapacidades físicas. Além disso, uma outra medida que é realizada nestas pessoas que convivem com o doente é fazer o BCG. O BCG é uma vacina que é usada para prevenir a tuberculose, mas que também é usado na hanseníase para aumentar a resistência das pessoas. E essas pessoas, uma vez vacinadas, se adoecerem, contrairão sempre uma forma mais leve da doença. Não impede de adoecer, mas faz com que a pessoa adoeça de uma forma mais leve da hanseníase.”

Por isso, o importante mesmo é ficar atento aos sinais do seu corpo. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menores as chances de sequelas. Em caso de dúvida, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Então, não esqueça: identificou, tratou, curou. Para mais informações acesse saúde.gov.br/hanseníase.

Créditos: Ministério da Saúde

Receba nossos conteúdos em primeira mão.