Foto: Câmara Municipal de Itaguaí
Foto: Câmara Municipal de Itaguaí

Pagamento do abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta-feira (25)

A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A partir desta quinta-feira (25), começa a ser feito o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social, o PIS, e de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o Pasep, exercício 2019/2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores.

No caso das pessoas cadastradas no PIS, a liberação do dinheiro vai levar em consideração a data de nascimento. Já no caso do Pasep, o calendário é definido pelo dígito final do número de inscrição.

Para ter direito a este abono salarial do PIS/Pasep é preciso ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano passado, com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador tem que estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Aqueles trabalhadores que nasceram entre os meses de julho e dezembro vão receber o abono do PIS ainda em 2019 e aqueles que nasceram entre janeiro e junho vão ter o recurso disponível para saque em 2020. Além disso, também recebem neste ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito final do número de inscrição entre 0 e 4. Já os registros com final entre 5 e 9 vão receber só no ano que vem.

Lembrando que o pagamento do abono salarial referente ao PIS será feito pela Caixa Econômica Federal e o abono do Pasep vai ser pago no Banco do Brasil.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.