Foto: Divulgação Portal da Indústria
Foto: Divulgação Portal da Indústria

MS: Cervejaria hidrata e embala álcool utilizado no combate ao novo coronavírus no estado

Empresários do setor sucroenergético pretendem doar 200 mil litros de etanol, que serão transformados em álcool 70% e distribuídos nas unidades de saúde

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A cervejaria Bamboa, com sede em Campo Grande, vai realizar o processo de hidratação e embalar o etanol doado por empresas que produzem derivados de cana-de-açúcar no estado. O material será utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde no combate ao novo coronavírus.

As autoridades públicas de saúde já receberam mais de cem mil litros de álcool doados por indústrias sucroenergéticas do estado. O material será transformado em “álcool 70%”, utilizado para higienização por médicos, enfermeiros e pacientes. A previsão é que empresários do setor que ofertem, no total, 200 mil litros de etanol. 

O CEO da cervejaria Bamboa e da Refriko, Márcio Mendes, doou mais de 150 mil garrafas pet de 2,5 litros para o envasamento de álcool 70%. O ato de solidariedade, segundo ele, é um gesto de estender a mão ao próximo diante da dificuldade.

“Em um momento como esse que o Brasil está atravessando, todos nós empresários estamos sofrendo com as consequências, mas não é o momento de virar as costas para um problema tão grave. Por isso, aceitamos o pedido para podermos envasar esse álcool”, conta Mendes. 

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, garante que o insumo, após ser embalado, vai abastecer as unidades públicas de saúde. “Assim que houver a produção e envase desse álcool, nós vamos distribuir para todos os municípios do Mato Grosso do Sul”, crava. 

“Indústria contra o coronavírus”

Por meio da campanha nacional “A indústria contra o coronavírus”, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e as Federações das Indústrias dos 26 estados e do DF têm levado informação e tomado medidas para reduzir os impactos econômicos e preservar vidas.

O diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, ressalta que o setor tem feito sua parte no combate à Covid-19. 

“É um conjunto de desafios que a indústria pode ter um papel extremamente importante na produção de meios de combate à doença, sobretudo na área de equipes médicas. Está faltando álcool gel, materiais na área de enfermagem, máscaras”, pondera Lucchesi. 

Para amenizar em todo país o desabastecimento de insumos de saúde, o SENAI, por exemplo, lançou o Edital de Inovação para a Indústria, que prevê, por exemplo, a recuperação de aparelhos danificados e a aquisição e produção de materiais essenciais para o enfrentamento da crise, como álcool em gel e máscaras.

O edital vai focar em propostas de soluções que tenham aplicação imediata e com resultados em até 40 dias. Na última quinta-feira (26), foi aberta a segunda chamada e, até o momento, serão investidos, no total, R$ 30 milhões. As proposições podem ser realizadas por meio do WhatsApp, no número (61) 99628-7337, ou pelo e-mail combatecovid19@senaicni.com.br.

Arte: Agência do Rádio Mais
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.