Divulgação
Divulgação

MINUTO DA SAÚDE: Existe pote certo para fazer a doação de leite materno?

Entre janeiro a abril deste ano, o Brasil registrou uma redução de 5% no número de mulheres que doaram leite materno se compararmos com mesmo período do ano passado. Isso quer dizer que pouco mais de 58 mil mães fizeram doação

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Entre janeiro a abril deste ano, o Brasil registrou uma redução de 5% no número de mulheres que doaram leite materno se compararmos com mesmo período do ano passado. Isso quer dizer que pouco mais de 58 mil mães fizeram doação. Esse número preocupa porque em torno de 330 mil crianças nascem prematuras por ano no Brasil e em muitas situações, quando esses bebês estão internados em Unidades Neonatais, suas mães não podem amamentá-los e necessitam da doação de leite materno proveniente dos Bancos de Leite Humano. Por isso, toda doação de leite materno é importante para ajudar a salvar vidas. Para você mãe, que deseja e pode doar o leite materno, a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, explica como qual o tipo de recipiente deve ser usado para armazenar o leite materno.

“O leite deve ser armazenado em um frasco de vidro limpo e fervido por pelo menos 15 minutos com tampa plástica de fácil abertura. O frasco deve ser etiquetado com nome da mãe, data e hora da primeira coleta e guardado no congelador por até 10 dias depois da primeira coleta.”

Qualquer quantidade de leite materno pode ajudar. Para se ter uma ideia, 1 ml de leite já é uma quantidade suficiente para manter nutrido um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano. Então, se este for o seu caso, entre em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo de sua casa.

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença". Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.