Foto: Divulgação/Prefeitura de Araraquara
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araraquara

Ministério da Saúde faz aquisição de 3,3 mil respiradores de produção nacional

Os equipamentos são utilizados em pacientes com situação grave da doença, ou seja, pacientes que não conseguem respirar sozinhos e precisam do equipamento para auxiliar na respiração

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde adquiriu mais 3,3 mil respiradores para o combate à Covid-19 no Brasil. O contrato foi assinado nesta segunda-feira (20), com empresa brasileira. Com a nova aquisição o Sistema Único de Saúde (SUS), conta agora com 14.100 respiradores e ventiladores pulmonares para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Os equipamentos são utilizados em pacientes com situação grave da doença, ou seja, pacientes que não conseguem respirar sozinhos e precisam do equipamento para auxiliar na respiração.   De acordo com o ministro da Saúde, Nelson Teich, os primeiros aparelhos devem ser entregues em maio deste ano.

“Além dessa parte do diagnóstico, a gente tem também a parte de tratamento, de cuidado. Porque a gente tem hoje a compra de respiradores. Hoje foram comprados 3.300 respiradores. Desses 3.300, 1.150 vão ser entregues em maio. A compra dos aparelhos representou um investimento de R$ 78 milhões por parte do ministério. Essa combinação do diagnóstico, do tratamento e da preparação para a saída do distanciamento social, isso faz parte da estratégia da abordagem da Covid-19”.

Este é o terceiro contrato de compra que o Ministério da Saúde assina com empresas nacionais para a fabricação dos aparelhos de ventilação e respiratórios.  Ao todo já foram investidos R$ 658, 5 milhões. Segundo o ministro o país está trabalhando com três pontos fundamentais para reduzir os impactos da Covid-19.

“Com isso a gente está atuando em três braços que são fundamentais.  Um entender melhor a doença, fazer o diagnóstico, entender a evolução. A segunda é preparar a infraestrutura para o tratamento nesse tempo que a gente está afastado e que vai ser usado para preparar para o cuidado e o terceiro que a gente vai com essa preparação desenhar esse programa de saída progressiva, estruturada e planejada do distanciamento social”. 

As aquisições dos aparelhos respiratórios é mais uma medida do Ministério da Saúde para garantir assistência a pacientes graves atendidos na rede pública de saúde.

Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus.  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.