Foto: Flickr Ministério da Saúde
Foto: Flickr Ministério da Saúde

MINAS GERAIS: Secretaria de Saúde vai distribuir 7 milhões de preservativos no estado durante o carnaval

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

 O carnaval está batendo à porta e os foliões já estão preparando fantasia... Mas e a camisinha? Tá na mão? Para aproveitar a folia, as autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, as IST. Por isso, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais vai distribuir sete milhões de preservativos durante os dias de folia. 

Segundo a coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais de Minas Gerais, Mayara Cristina de Almena, as camisinhas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e nas ruas, nos blocos carnavalescos. A gestora alerta para a importância do uso do preservativo. 

“Já faz parte da rotina essa distribuição de preservativo independente do carnaval. Isso já acontece todo o ano. O uso do preservativo é a forma mais simples e eficaz para proteção”.

Só no ano passado, quatro mil e setecentas pessoas contraíram o vírus do HIV, a maioria delas (54%) jovens de 20 a 34 anos.  Os dados da Secretaria Estadual de Saúde também mostram que o vírus prevalece em pessoas do sexo masculino. 

Morador da capital mineira e mobilizador social, de 26 anos, que prefere não se identificar, descobriu que estava com aids em 2017.Ele conta que demorou para assimilar a notícia e reforça a todos que usar preservativo é a melhor forma de se prevenir. 

“A prevenção é uma coisa que diz respeito a mim, sabe? Sou eu que tenho que procurar minha forma de prevenir. Eu não posso dar a outra pessoa. Não posso jogar a responsabilidade da prevenção na outra pessoa da relação. Sempre tem que ser eu. Eu que escolho a minha prevenção. Eu que tenho que praticar o autocuidado. De forma alguma, a gente não tem que deixar na mão de outras pessoas essa parte que diz respeito a nossa saúde.”

Então, não se descuide! A dica é simples para os foliões: pare, pense e use camisinha. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal. Pátria Amada Brasil. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.