Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Microrregião de Lins (SP) confirma mais de 370 casos de dengue e autoridades pedem empenho da população no combate ao Aedes

Os municípios de Lins, Guaimbê e Júlio Mesquita são os mais afetados, com 335 confirmações da doença

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A microrregião de Lins (SP), no Centro-Oeste paulista, registrou, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 865 casos notificados de dengue. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pelo órgão, o número de casos confirmados chegou a 372, nesse período. Os municípios de Lins, Guaimbê e Júlio Mesquita são os mais afetados, com 335 confirmações da doença.

Diante desse cenário, as autoridades de saúde pedem o apoio da população no combate ao mosquito e recomendam que cada um tire, pelo menos, um dia da semana para fazer uma busca geral por focos dentro de casa.

O estado de São Paulo registrou 19 mortes em decorrência da dengue em 2020, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em março. Em relação à chikungunya, outra doença transmitida pelo Aedes aegypti, o estado teve 391 casos prováveis notificados. Já a Zika é responsável por 131 ocorrências entre os paulistas.

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.

“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.