Manaus vai receber reforço de profissionais de saúde para combater coronavírus

O Ministério da Saúde tomou a iniciativa diante do cenário local. A capital do Amazonas é uma das cidades brasileiras mais atingidas pelo coronavírus – com mais de mil casos confirmados e mais de 50 mortes – e está com a capacidade de atendimento hospitalar próximo ao limite. 

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Profissionais de Saúde Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom -Agência BrasilManaus vai ser a primeira cidade brasileira a receber o reforço de médicos e enfermeiros voluntários do Programa Brasil Conta Comigo. Lançada no início do mês, a ação tem o objetivo de auxiliar estados e municípios na ampliação do atendimento aos casos de COVID-19.

O ministério tomou a iniciativa diante do cenário local. A capital do Amazonas é uma das cidades brasileiras mais atingidas pelo coronavírus – com mais de mil casos confirmados e mais de 50 mortes – e está com a capacidade de atendimento hospitalar próximo ao limite. 

A expectativa do Ministério da Saúde é de que o deslocamento dos profissionais seja iniciado a partir desta segunda-feira (13). A previsão é de que os primeiros sejam médicos intensivistas experientes. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, dá mais detalhes sobre esse reforço. 

“Em Manaus, temos mais de mil enfermeiros cadastrados no Conselho Federal de Enfermagem, que estão dispostos a ser contratados pelo Ministério da Saúde. Temos mais de 80 médicos cadastrados no Conselho Federal de Medicina. Então, vamos convocar esses 80 médicos, convocar o número necessário de enfermeiros para que ampliar esse atendimento.”

 Ainda segundo o Ministério da Saúde, os profissionais também contarão com o apoio da Tele-UTi para auxiliar no atendimento dos casos. A estratégia do ministério permite que os médicos possam discutir o atendimento com outros médicos por meio de consulta virtual, para discussão da conduta clínica e de caso de cada paciente internado nos leitos de UTI, em atendimento específico ao COVID-19. Essa consulta virtual será com médicos do PROADI-SUS, que são os hospitais de referência do Brasil.

Além da ampliação do número de profissionais de atendimento de casos de coronavírus, o Ministério da Saúde enviou para Manaus 20 aparelhos respiratórios para atender pacientes em estado grave da doença. 

Outra ação de enfrentamento ao coronavírus em Manaus, anunciada neste sábado, pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é a liberação de recursos para a construção de um Hospital de Campanha da União, para atender a população indígena. Além dessa nova unidade, o ministério deve liberar recursos para a ampliação de leitos no hospital referência para a doença na cidade, o Hospital Delfina Aziz, como relata João Gabbardo.

“O hospital tem três andares que não estão sendo utilizados e que podem rapidamente aumentar em 350 leitos. Vamos destinar recursos para que Manaus possa colocar 350 leitos em funcionamento imediatamente.”

Para mais informações, acesse: saude.gov.br/coronavirus. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.