Créditos: Ítalo Novaes
Créditos: Ítalo Novaes

JOINVILLE (SC): Amamentação reduz riscos de doenças para mães e bebês

A amamentação reduz em 13% por causas evitáveis a mortalidade infantil em crianças abaixo de 5 anos.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O leite materno tem papel fundamental na vida das crianças e ao longo da vida.  Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em 13% por causas evitáveis a mortalidade infantil em crianças abaixo de 5 anos.

Um estudo publicado em 2016 pela revista The Lancet mostrou que 823 mil mortes de crianças e de 20 mil mães poderiam ter sido evitadas a cada ano em 75 países de baixa e média renda com a ampliação da amamentação.

Créditos: Sabrine Cruz

Rosane Goelzer, enfermeira do Banco de Leite Humano referência da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, fala mais sobre os benefícios da amamentação para a vida de crianças e mães.

“Evita diarreias, infecção respiratória, diminui os riscos de alergias, diabetes, colesterol e hipertensão no futuro desse bebê. Para a mulher, para a nutriz, já é comprovado que diminui os riscos de câncer de mama e ajuda no pós-parto também.”

Ocorre em todo o país a Semana Mundial da Amamentação. Neste ano, a iniciativa tem como objetivo conscientizar pais e familiares sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. 

Tatiane Paternoli, 36 anos, moradora de Joinville, teve o amparo da família e de amigos para amamentar a Leticia, de um ano.  A técnica de enfermagem conta que, após o parto, ficou insegura e sentiu dores. Mas superou a fase com persistência e com ajuda dessa rede de apoio.

“Todo esse apoio durante o período de amamentação é fundamental para que a gente não desanime, não desista e confie na amamentação, no leite materno como a melhor nutrição para o seu bebê.”

Para buscar informações e assistência durante a amamentação, mães, gestantes e famílias podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano referência da Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, pelo telefone (47) 3461-5704. No local, há profissionais capacitados para atender sua demanda.

A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Por isso, incentive todas as mulheres que você conhece a amamentarem os seus filhos. Amamentação. Incentive a família, alimente a vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/amamentacao. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.