Ministério das Relações Exteriores
Ministério das Relações Exteriores

Itamaraty repatriou mais de 23 mil brasileiros desde o início da pandemia

Ainda segundo o órgão, mais de 2 mil pessoas aguardam para voltar ao país

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Itamaraty apoiou a repatriação de mais de 23,5 mil brasileiros. Junto às embaixadas e aos consulados, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) ajudou brasileiros que estavam no exterior e que não conseguiam retornar ao Brasil por medidas de restrição do tráfego aéreo. 

De acordo com o governo federal, ainda existem 2,6 mil pessoas com passagens áreas canceladas e aguardando a repatriação. Argentina, Rússia e Portugal, por exemplo, estão entre os países de onde os brasileiros retornaram nos últimos meses. 

O Itamaraty também afirma que atua em parceria com autoridades locais de muitos países para amparar os brasileiros que estão com dificuldades econômicas devido à pandemia. Na Espanha, o Consulado em Barcelona distribui semanalmente alimentos para cerca de 50 famílias de brasileiros atingidos pela crise. 

Segundo o ministro Ernesto Araújo, o MRE tenta obter autorizações especiais para repatriar os brasileiros nos países em que o espaço aéreo está fechado. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.