Inflação cresce a 0,32% em janeiro

Alimentos e passagem de ônibus foram os principais responsáveis pela alta no mês

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O IBGE divulgou, nesta sexta-feira (8), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que corresponde ao índice oficial da inflação do país. A taxa ficou em 0,32% em janeiro, acima dos 0,15% registrados em dezembro de 2018.

O índice acumulado em 12 meses ficou em 3,78%, levemente acima dos 3,75% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Foto: Agência Brasil

Alimentos e passagem de ônibus puxaram a alta no mês. O feijão carioca registrou a maior alta, de 19,76%. Outros produtos que registraram alta no preço foram a cebola, com aumento de 10,21%, além de frutas em geral, cujos preços médios tiveram alta de 5,45% e foram responsáveis por um impacto de 0,06 pontos percentuais no índice geral. Por outro lado, o tomate teve queda de 19,46% em janeiro.

Em relação ao transporte, as tarifas dos ônibus urbanos tiveram alta média de 2,67%, e foi o item que mais impactou a inflação do país em janeiro, sendo responsável por 0,07 pontos percentuais da taxa.

A gasolina foi o principal responsável por segurar o IPCA em janeiro. O combustível sofreu redução de 2,41% no mês e foi responsável por diminuir a inflação em 0,11 pontos percentuais.

Em relação à inflação nas capitais, apenas os municípios de Rio Branco (AC) e Goiânia (GO) apresentaram deflação no IPCA de janeiro. As maiores altas foram registradas em Belo Horizonte (MG) e no Rio de Janeiro (RJ).

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.