Divulgação
Divulgação

GURUPI (TO): Banco de leite materno da cidade mantém atendimento durante pandemia

Neste mês, a pasta promove a Campanha Nacional de Doação do Leite Materno, que busca conscientizar sobre a importância do ato

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em um ano, o estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Público de Gurupi, em Tocantins, cresceu consideravelmente. Em abril de 2019, a unidade contava com 3,9 litros de leite materno, e no mesmo mês deste ano, o estoque contabilizava 9,3 litros do alimento. A direção do Banco de Leite Humano avalia que o aumento do produto em plena pandemia do novo coronavírus se dá, principalmente, pelas ações publicitárias sobre a importância da doação.

De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano e que para contribuir basta estar saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação. Neste mês, a pasta promove a Campanha Nacional de Doação do Leite Materno, que busca conscientizar sobre a importância do ato. 

O leite materno é um alimento fundamental para um melhor desenvolvimento dos bebês, principalmente para aqueles que nascem prematuros e/ou com baixo peso estão internados em UTIs Neonatais. É o que conta Danielle Aparecida Silva, gerente do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Fiocruz.

“Seus nutrientes são específicos, de fácil digestão, o que diminui o número e a intensidade das cólicas; possui fatores probióticos que ajudam no desenvolvimento do trato gastrointestinal; e previne de doenças infectocontagiosas.”

A filha de Luciana da Silva Távora é uma das milhares de crianças internadas em Unidades Neonatais que dependem, diariamente, das doações de leite materno. A mãe relata o quão importante é o gesto das doadoras.

“Ela [minha filha] recebe alimento de outra mulher pelo Banco de Leite Humano. Então, ela não recebe todo o meu leite materno. Ela come, de três em três horas, uma quantidade. Isso é vida!"

Especialistas em saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos seis primeiros meses de vida. Durante esse período, o leite materno é o único alimento do bebê.

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Público de Gurupi está localizado na Avenida. Juscelino Kubistchek, Número 1.641, Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às sete da noite, e aos sábados, das sete da manhã a uma hora da tarde. O Banco de Leite Humano também realiza coleta domiciliar. Para mais informações, ligue para (63) 3315-0258. Repetindo: (63) 3315-0258.   

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.